Catedral de Sal - a maior atração turística da Colômbia



Catedral de Sal - Colômbia
Catedral de Sal - Colômbia

Oii pessoal! Tô de volta por aqui para contar nos mínimos detalhes para vocês como foi minha visita na Catedral de Sal em Zaquipará. Fiz essa visita no 2º dos 4 dias que estive em Bogotá durante minha colombian trip.



Visitei a Catedral de Sal no meu segundo dia em Bogotá, como contei para vocês no post anterior (Veja também Roteiro de 4 dias em Bogotá – o que fazer na capital da Colômbia) e foi um dos melhores passeios da viagem. 😍

Sobre a Catedral e o Parque do Sal

A Catedral de Sal fica na cidade de Zaquipará, a 45 km de Bogotá. É considerada como a maior atração turística da Colômbia. Isso quer dizer que não dá pra deixar de ir!

Este santuário católico foi construído no interior das minas de sal de Zaquipará. A igreja subterrânea assim como  as demais atrações do local fazem parte do complexo do Parque do Sal


Esse espaço temático no entorno da Catedral é de grande relevância para o turismo colombiano. Tanto que em 2007 a Catedral de Sal foi eleita como atração número 1 dentre as 7 maravilhas da Colômbia. 

Como chegar na Catedral de Sal?

A maioria das dicas que li quando estava fazendo meu roteiro indicavam a contratação de um táxi para levar e buscar e que isso custaria cerca de 130 mil COP e o taxista teria que ficar esperando no local. Sinceramente não achei seguro porque também li que tinham muitos táxis ilegais em Bogotá. E eu não tinha nenhuma indicação  de  taxista. 

A segunda opção seria contratar uma agência de turismo. Sinceramente parte 2, eu não estava a fim de excursões e ficar presa a horários. Isso depende muito do tipo de viagem que optamos por fazer. Bogotá e arredores são lugares tranquilos de turistar por conta própria, sem ter que depender de ninguém. Para quem prefere fazer passeios via agência, sugiro pesquisar antes e pedir indicação no hostel/hotel.

A terceira opção era ir de trem. O trem que faz esse trajeto é o Tren de la Sabana. Ele só faz uma viagem de ida e outra de volta para Bogotá (a ida as 8:30h e a volta 12:30h) por dia e ainda para por 2 horas na cidade de Cajicá. Mais uma vez eu não quis ficar presa aos horários do trem. Para quem tiver interesse o legal é que ainda terá a oportunidade de conhecer outra cidade!

A quarta opção era ir de ônibus e foi a minha escolha. Do meu hostel (localizado na Zona T de Bogotá) até Zaquipará foi preciso pegar duas conduções: um Transmilênio até o Terminal Norte e de lá pegar o micro ônibus (custou 5 mil COP) até o centro de Zaquipará. Sem trânsito o trajeto leva entre 1 e 1:30h.

Claro que se você alugar um carro é bem mais tranquilo. As estradas são bem sinalizadas e no Parque do Sal tem estacionamento pago.

Trenzinho do Centro de Zaquipará até a Catedral do Sal
Trenzinho do Centro de Zaquipará até a Catedral do Sal
Chegando em Zaquipará peguei o trenzinho (que custou 5 mil COP) até a entrada da Catedral. O trenzinho faz um tour pela pequena cidade até chegar no Parque de Sal. É possível pegar um táxi na praça próximo ao ponto do ônibus. O lugar é bem movimentado. Tem gente que opta por ir caminhando. (cerca de 30 minutos)

É possível comprar o ingresso pelo site da Catedral de Sal, em agências de turismo ou na bilheteria na hora. Comprei na hora e foi bem de boa. O ingresso inclui tour guiado e visita a todas as atrações dentro da mina.

A Catedral de Sal funciona de domingo a domingo, das 9 as 17:40. (fecha de 12h até as 14h, para reorganização dos tours, permanecendo lá dentro apenas funcionários e os turistas que tiverem terminando suas visitas) 

A tarifa atual é de 55 mil COP para adultos e idosos e 45 mil COP para crianças e deficientes. Eles oferecem um desconto para colombianos e para moradores de Zaquipará. (para confirmarem os valores, consultem o site oficial da Catedral de Sal)

Depois do ingresso comprado, eu e minha amiga andamos por uns 10 minutos no Parque do Sal e logo em seguida nos dirigimos para a entrada da Catedral, que por si só já é bem impactante. 

A Catedral de Sal foi inaugurada em 1954. Em 1990 foi fechada por questões de segurança e passou por reforma. Em 1995 foi reinaugurada e passou a ter duas catedrais, a velha e a nova, além de uma via crucis e o Museu da Esmeralda.


A mina de Zaquipará já era explorada por povos pré-colombianos e tem sal o suficiente para abastecer a população por muito tempo. 

Entrada da Catedral de Sal - Zaquipará
Entrada da Catedral de Sal - Zaquipará
Os túneis de sal são longos e conforme vamos descendo (a mina fica a 180 metros abaixo da superfície) vai ficando tudo mais bonito. As fotos vão falar por mim, porque é difícil descrever cada cantinho da Catedral. Eu, curiosa, “provei” o sal dos túneis. Era sal mesmooo! Hahaha Não fui a única doida! Todo mundo estava com essa curiosidade!

Túnel da mina de sal na Catedral de Sal - Zaquipará
Túnel da mina de sal na Catedral de Sal - Zaquipará
As esculturas feitas de sal são lindíssimas. É quase que inacreditável pensar que alguém construiu cada uma delas. As luzes de cada ponto são colocadas de acordo com cada história, para valorizar ainda mais a atração. 

Escultura esculpida no sal na Catedral de Sal - Zaquipará
Escultura esculpida no sal na Catedral de Sal - Zaquipará

Tem uma parte do primeiro túnel que é o point dos turistas. As bandeiras dos principais países ficam se alternando no teto do túnel de sal. As lâmpadas coloridas fazem um show a parte e todos ficam esperando a bandeira do seu país para tirar uma foto.


Para nossa alegria tem a bandeira do Brasil hahaha. Mas fica a dica para vocês: deixem para tirar a foto na saída. Na entrada fica muito cheio e se perde muito tempo esperando. Acompanhe o guia e na saída, com mais calma, aguarde a bandeira da sua preferência para fazer vários cliques. 


Bandeira do Brasil no túnel na entrada na Catedral de Sal - Zaquipará
Bandeira do Brasil no túnel na entrada na Catedral de Sal - Zaquipará

Uma coisa importante é sobre a respiração. Eu achei que ficaria com dificuldade para respirar, mas nada. A ventilação dentro da mina é boa e esse meu receio acabou logo com 5 minutos de passeio.


Após a visitação guiada pelas catedrais e via crucis, os funcionários direcionam os visitantes para outras atrações dentro da mini: tem o show de luzes (achei meio sem graça), filme em 3D, visitação nas lojinhas de souvenirs e ao Museu e Mina da Esmeralda.

Museu e Mina da Esmeralda

Nessa visitação é possível ver a olho nú uma quantidade expressiva de esmeraldas nas minas. Fiquei impressionada porque nunca tinha visto uma pedra preciosa bruta tão de perto. É um mix de verde que chega a ofuscar a vista. Lindo d+!!!

Mina de Esmeraldas na Catedral de Sal - Zaquipará
Mina de Esmeraldas na Catedral de Sal - Zaquipará
A saída do museu é nada mais nada menos do que em um hall cheio de lojas vendendo jóias de todos os tamanhos e formas, tendo a esmeralda como estrela mor. Eu e minha amiga demos uma pequena surtada. haha

Se você gosta de jóias, prepare-se e leve um $$$$ para isso. Tem brincos e anéis por menos de R$100. As lojas aceitam COP (pesos colombianos), cartões e dólares. Nós não resistimos e compramos mimos para nos dar de presente. Isso mesmo! Foi um presente de mim pra mim mesmo.

O outro hall era com lojas com todo tipo de souvenir da Catedral de Sal. De chaveiro até blusa. Tinha de tudo. Não comprei nada. Gastei o orçamento com os brincos de esmeralda. Hahaha 

Na volta para Bogotá fiz o mesmo caminho, mas peguei um pouco mais de trânsito de Zaquipará até o Terminal Norte do que na ida. O trajeto do terminal até meu ponto do Transmilênio foi ok, sendo que como era horário de pico, os ônibus estavam cheios. 

E assim terminou meu passeio até a Catedral de Sal. Deu para entender porque os colombianos elegeram a Catedral como a Maravilha número 1 do país. 

Espero que vocês tenham gostado do post e que as dicas sejam úteis. Em breve viu contar sobre os 4 dias que passei em Cartagena, na continuação da minha colombian trip.

Beijos,
Anne
 
Post relacionado:
 

 

 

Nenhum comentário