5 cachoeiras incríveis para curtir em Minas Gerais - Brasil

Cachoeira dos Garcia - Minas Gerais
Cachoeira dos Garcia
Hey People,

Nesse calor que tem feito no verão do Brasil só da pensar em duas coisas: Como ficamos derretendo ao sair na rua ou como vamos pagar a conta de luz. A notícia boa é que dá para pensar em outra coisa. Que tal viajar para se refrescar e esquecer o calor numa cachoeira fantástica? O estado de Minas é cheio de ótimas opções bem pertinho do Rio ou de São Paulo, ideal para fazer um bate e volta.

Ando um pouco sumida, mas tenho um excelente motivo: minha pururuca nasceu dia 06/01 e (ainda) não consegui tempo para conciliar o blog com a vida de mãe!

Para não deixar vocês na mão muito tempo, pedi à minha querida amiga Débora do blog O Diário de uma Viajante para escrever um guest post enquanto a rotina não volta e ela gentilmente aceitou! Já seguem ela no instagram? Se ainda não seguirem, é só clicar aqui e seguir! :)

Capitólio

O destino da moda é Capitólio, e se existe uma lista de cachoeiras para se visitar em Minas, claro que a cidade de Capitólio está incluída. Eu poderia citar várias belas cachoeiras por lá, mas já que a ideia é escolher uma, indico as Cachoeiras dos Canions de Furnas.

Elas apenas podem ser acessadas através de um passeio de lancha e ficam ainda mais bonitas após a época de chuvas, quando o fluxo de água está bem forte na queda. O passeio dura em torno de 2h e passa por outras cachoeiras oferecendo parada para mergulho.

Uma das empresas que oferece o passeio é a Pousada do Rio Turvo, e quando fiz o custo foi de R$70, por pessoa no dinheiro e R$ 75, no cartão. (valores em fevereiro de 2016) 

Se quiser passar mais tempo na cidade, o blog Destinos Notáveis tem um post com várias informações sobre Capitólio

Cachoeira dos Canions de Furnas - Minas Gerais
Cachoeira dos Canions de Furnas - Minas Gerais

Passa Quatro

Passa Quatro ainda não tem a fama de Capitólio, mas é uma cidadezinha bem agradável. Na verdade, nem tão pequena assim, pois possui mais de 15 mil habitantes. Tem barzinho e restaurante e uma gama de cachoeiras para quem quiser refrescar a alma e estender o final de semana.

A opção imperdível em Passa Quatro é a Cachoeira do Andorinhão com sua água em tons degradês de azul e verde. Ela fica no bairro de Paiolinho. 

Para acessar a cachoeira é necessário seguir a estrada que vai para a Floresta Nacional de Passa Quatro, mas antes de chegar na Floresta, vire numa rua à esquerda onde existe uma placa que indica o Bairro do Paiolinho e Pedra da Mina. Nessa estrada, é só seguir a sinalização de placas até encontrar a entrada da cachoeira.

Cachoeira do Andorinhão - Minas Gerais
Cachoeira do Andorinhão - Minas Gerais

Aiuruoca

Lembro que essa foi a viagem que mais me marcou no ano de 2015. A cidade de nome difícil fica no sul de Minas Gerais, na Serra da Mantiqueira.

Tem uma pracinha agradável, daquelas com igreja matriz e coretinho. Além disso, várias cachoeiras – de águas bem geladas, confesso. A cachoeira que indico por lá é a Cachoeira dos Garcia, com 30 metros de altura é belíssima e imponente.

O que vale ressaltar dessa viagem é que ela foi feita no meio de um feriadão e também estava tendo um encontro de motociclistas na cidade e ainda assim as cachoeiras estavam vazias. Um recanto ainda desconhecido para os turistas.

Cachoeira dos Garcia - Minas Gerais
Cachoeira dos Garcia - Minas Gerais

Santa Rita de Jacutinga

Outro lugar desconhecido dos turistas é Santa Rita de Jacutinga, auto intitulada de “Cidade das Cachoeiras” por possuir pelo menos 72 cadastradas e ainda algumas outras inexploradas.

O destaque fica para o Boqueirão da Mira, um canion rochoso cortado por um rio. Ao nadar Rio a dentro chega-se a uma pequena queda d’água onde é possível banhar-se. Não se trata de uma super cachoeira com uma queda enorme, mas é um local de uma beleza no mínimo diferenciada.

Boqueirão da Mira - Minas Gerais
Boqueirão da Mira - Minas Gerais

Serra da Canastra

Bem pertinho de Capitólio, que falamos lá no início, fica o Parque Nacional da Serra da Canastra e lá dentro fica a cachoeira da Casca D’Anta, a sexta maior queda d’água do Brasil.

Só isso já seria um motivo excelente para visitar a queda com 186m de queda, mas o parque é super charmoso e ainda é possível banhar-se nos riachinhos formados pela água que desce da cachoeira.

Cachoeira da Casca D’anta - Minas Gerais
Cachoeira da Casca D’anta - Minas Gerais
Bom, people, espero muito que tenham gostado e que aproveitem as dicas para montar seu roteiro!

See ya!


Nenhum comentário