O que não te contaram sobre o tour para Isla Baru e outros passeios em Cartagena - Colômbia


Playa Blanca na Isla Baru - Cartagena
Oi genteee! Anne na área!! Tô de volta dessa vez para contar sobre o passeio que fiz para Isla Baru, em Cartagena. Vocês sabiam que é possível conhecer o Caribe a partir dessa cidade colombiana? Sim! O Caribe Colombiano tem seu valor! Vou passar pra vcs minhas percepções (ñ foram só alegrias dessa vez) e, além disso, vou sugerir outros passeios partindo de Cartagena. Quem vem comigo??? 😉⛱



Resolvi separar o post sobre o passeio que fiz para a Isla Baru do post com o roteiro completo de Cartagena para contar com detalhes para vocês como foi a experiência de conhecer o Caribe a partir de Cartagena. E além disso, para passar algumas dicas de como escolher com quem fechar o passeio e o destino dentre as várias opções. 

Fiz o passeio para a Isla Baru no 3º dia em Cartagena. Para saber mais sobre meus dias na cidade veja também Roteirode 4 dias em Cartagena - o destino mais cobiçado da Colômbia.

Isla Barú

Antes de contar os detalhes do passeio, vou falar brevemente sobre a Isla Baru. Localizada ao sul de Cartagena, a Baru faz parte do arquipélago das Islas del Rosário. É um dos destinos mais procurados pelos turistas que vão para a cidade. O principal motivo é o mar extremamente azul (essa região faz parte do caribe colombiano) e pelo baixo custo para passeios bate e volta.

Playa Blanca - Isla Baru - Cartagena
A Isla tem várias praias e estruturas diferentes em cada uma delas. E a Playa Blanca (a que eu visitei) é a única praia pública da Isla. Mas isso eu só fui descobrir depois. Rsrs 

As outras famosas praias da Isla são as que ficam dentro do Decameron, que é uma rede de resorts na Colômbia (a Playa Puntilha e o manguezal são lindos. Vi em foto depois) e a Isla do Encanto. Lá eles trabalham com sistema de day use. Depois vou falar mais dessas e outras opções de passeios no caribe colombiano a partir de Cartagena.

Apesar de algumas situações chatas que vou relatar sobre o passeio que fiz para Playa Blanca, a praia em si é linda demais. Realmente é um azul surreal!

Passeios para Isla Baru

Grande parte dos passeios para a Isla Baru são feitos via terrestre. Outros acessos são feitos por barco e combinam com outra ilha. Veja sempre essa informação com a agência ou  a pessoa responsável do passeio antes de fechar.

Isla Baru - Cartagena
Isla Baru

Como já falei, meu passeio para a Isla Baru foi para a Playa Blanca. Eu gostei de conhecer a Playa Blanca, mas vou contar o que geralmente ninguém conta: a praia é lotada! Cheia de ônibus de excursão, ambulantes e uma desorganização sem fim! Infelizmente!

Isso não só porque a praia é a única praia pública da ilha, mas também pelo turismo desenfreado que acontece na região. Fiquei bastante impactada com algumas cenas que vi que inclusive demorei para começar a curtir o local.

Então, pra início de conversa, se de fato você quer conhecer a Playa Blanca, não indico que contrate um passeio tipo excursão para lá. Procure algo mais privativo, pois por mais que a praia seja mais cheia, vocês irão ter mais conforto no transfer e contar com um apoio mais estruturado dos guias.

Eu comprei o passeio para Isla Baru - Play Branca na recepção do meu hotel e custou 45 mil COP. Nele estavam incluídos transfer ida e volta e almoço na Isla com direito a água, refri e suco liberados.

Voltando a falar da minha experiência: a agência nos buscou de van as 8:30h na porta do hotel e nos levou até a Torre do Relógio, de onde partiríamos para a Isla Baru. Chegando na Torre tivemos que desembarcar da van e trocar para um ônibus. Confesso que fiquei decepcionada, pois achei que seria só o grupo da van, que já estava lotada.

O ônibus saiu com 30 minutos de atraso e foi lotado. Início estressante: tivemos! Mas segui firme no pensamento que iria ver aquele marzão maravilhosos e tudo iria compensar.

Teve uma parada que não foi anunciada em um supermercado no meio do nada. Só Deus e o motorista sabiam onde estávamos. A farofa começou ali mesmo com boias, som alto, sorvetes e afins dentro do bus. Estava rezando para a praia ser maravilhosa e compensar toda aquela bagunça.(pensamento focado...rs)

Chegando na Isla, o guia reuniu todo mundo e explicou que ficaríamos em uma determinada barraca na Playa Blanca (que não lembro o nome mas nunca indicaria para ninguém). Cada agência para na barraca que “tem convênio”, bem parecido com os passeios no nordeste do Brasil, por exemplo. Até aí, tudo certo! Queria a praia!rs

O caminho do ônibus até a praia era um misto de barranco, pântano e matagal. Quem estiver lendo pode achar que sou fresca. Não é isso. Embora eu não tenha o espírito de aventureira radical, eu sou de boa e super acho que perrengues fazem parte da viagem. 

Além do cenário de filme exótico no meio do mato, tinha uma quantidade absurda de lixo pelo caminho. Quando avistei o mar de longe e vi aquele azul turquesa meu coração se alegrou. Mas logo depois fiquei muito triste. Passamos por trás das “barracas” e simplesmente tinha um esgoto a céu aberto ali bem pertinho das “cozinhas”. Ficamos impactadas! (e felizes por temos levado alguns lanches!)

Chegando na frente da barraca, apesar de ainda chocada com as cenas que tinha visto, tentei esquecer tudo e focar só no mar. Era surreal! Algo que meus olhos nunca tinham visto igual. Pelo menos a água era limpa. E a areia digamos que 90% limpa.

Sentamos nas espreguiçadeiras com guarda-sol. De acordo com a orientação do guia podíamos usar essa estrutura sem precisar pagar nada mais. E correu dessa forma. Nesse ponto eu e minha amiga tivemos zero problemas. (sempre perguntem antes de fechar qualquer passeio o que está incluído e o que de fato precisa ser pago à parte. Confirmem essas infos com o guia no dia do passeio também)

Playa Blanca, na Isla Baru - Cartagena
Playa Blanca, na Isla Baru - Cartagena

Acabamos consumindo na barraca (apenas refri em lata, bem lacrado) porque a história do suco, água e refri liberados era treta purinha. O refri era o mais baixa renda possível. Eu até tentei tomar o genérico do famoso refri de Cola, mas além de ter um gosto de aguado não tinha gás. Já a água e o suco não tive coragem de tomar. E além disso, eles só começaram a liberar as bebidas uma meia hora antes de servir o almoço. hahaha Tô rindo agora disso tudo, mas no dia o riso era de nervoso com desespero. kkkk 

Superando esse momento fail do open bar e vendo que todos largavam suas coisas nas cadeiras e iam para o mar, lá fomos nós também. As fotos não mostram com exatidão a cor do mar que vimos, mas já é possível ver o quão incrível é esse lugar. 

Playa Blanca, na Isla Baru - Cartagena
Playa Blanca, na Isla Baru - Cartagena


Aproveitamos muito aquele mar maravilhoso. A temperatura da água era super agradável. Não dava vontade de sair! Uma delícia! Pra quem quer gravar stories cantando piscininha amor, é uma ótima pedida...hahaha

Playa Blanca, na Isla Baru - Cartagena
Playa Blanca, na Isla Baru - Cartagena


Atenção com as massagistas! Já tinha lido que tinha muita oferta de massagens na praia e que era pra tomar cuidado com elas. Que a maioria começava a fazer massagem dizendo que era apenas uma amostra grátis (um regalo - presente - como elas dizem) e no final cobravam do cliente, armando uma confusão.

Quando chegou a primeira massagista já estávamos prevenidas. Mas é impressionante que elas vão te envolvendo em um papinho e “te convencem” a fazer 5 minutos grátis de massagem. 

Eu fui firme no “não” desde o começo, mas minha amiga aceitou esse mimo e frisou que não iria pagar. Aí quando percebemos que a massagista não parava, pedimos pra ela parar e ela ensaiou uma cobrança. Subimos a voz e falamos que não queríamos massagem desde o início. E ela foi embora bem chateada. 

O guia que estava do lado nada fez e precisei ir falar com ele. Ou seja, estão todos em uma grande parceria na Playa Blanca. Além das massagistas a praia tem um comércio informal intenso. O objetivo deles é ganhar dinheiro. Alguns são mais educados (graças a Deus), mas a maioria é bem inconveniente. É chato porque toda hora eles te interrompem, mesmo você falando que não quer. 

Voltamos a focar no mar para superar mais esse momento chato e tudo ficou mais calmo. Fizemos amizade com uma família que estava ao lado. Fomos para o mar e nos ajudamos a olhar nossos pertences. Ficamos receosas de caminhar pela praia. Queria tanto ter conhecido o famoso balanço que tem nessa praia, mas não rolou.
 
Chegada a hora do almoço, o guia direcionou todos para uma mesa grande, para que cada um pegasse seu pf (prato feito) que tinha peixe frito, batata frita, arroz de coco e salada. Nós já estávamos com muita fome e encaramos o peixe frito com as batatas chips que levamos. Colocamos bastante limão e comemos. As batatas fritas no lugar era óleo puro. Não dava pra encarar. No geral, o peixe até que estava bom. (o resto não tivemos coragem de comer)

Na hora de ir embora mais um momento farofa: todo mundo cheio de areia no ônibus e uma gritaria sem fim. No caminho de volta até o ônibus vimos que tinha uma plaquinha pra Playa Tranquila. Depois li que menos passeios são direcionados para essa parte da praia e que literalmente lá é mais tranquilo. #ficaadica

Dicas para não cair em furada em Cartagena e em lugar nenhum

Procure uma agência legal ou pegue indicação de algum conhecido que já tenha visitado o local. Esse erro na hora de escolher o passeio transformou uma experiência que poderia ter sido 100% em 50%. Até pesquisei outros passeios pra fazer bem mais organizados, mas como íamos para San Andrés depois, resolvi focar em outras coisas. 

Fazer pesquisas antes da viagem da viagem também faz toda diferença. Dos três destinos da minha viagem para a Colômbia, Cartagena teve um planejamento quase que zero. Como estava sem internet lá, só nos wifis da vida, a pesquisa também ficou um pouco restrita, além de ser feita em grande parte em cima da hora.

Me senti até um pouco culpada, porque depois vi outros passeios lindos e mais organizados para fazer. Mas foi tudo bem, eu e minha amiga rimos de tudo depois e concentramos a compensação de muitos passeios pelo caribe para San Andrés, que foi o próximo destino da viagem.


Outros passeios no Caribe colombiano em Cartagena 

Não fiz outros passeios para o caribe colombiano em Cartagena sem ser para Isla Baru (porque ia para San Andrés depois) e me arrependi. San Andrés é lindo e não decepcionou, mas acho super válido conhecer mais dessa parte do caribe, ali pertinho de Cartagena.

Durante minhas andanças por lá e pesquisas que fiz depois que voltei, separei algumas sugestões para indicar na região. Mas Anne, você é louca? Por que pesquisar depois que já tinha voltado? Porque não acho válido só falar de um lugar que eu não achei 100%. Não é porque eu não visitei outras ilhas e praias que elas não podem ser lembradas, né não!?

Um ponto importante na minha pesquisa foi constatar que existe agências que fazem tours menores e alguns até privados. Não os conheço, mas já recomendo. rs 

Vamos as sugestões:
(vale ressaltar que todos esses lugares são privados e por isso são mais organizados, não são tão lotados como uma praia pública e têm um infra legal)


Islas del Rosário

É um arquipélago onde ficam as ilhas do lado do caribe colombiano. A Isla Baru faz parte desse conjunto também. Esses dois (Rosário e Baru) são os destinos mais famosos e mais procurados procurados em Cartagena pelos turistas, mas a Baru ganha e por isso é tão lotada.

Todos os passeios para a Isla del Rosário saem da Muelle de La Bodeguita, que é a marina local. 


Islas del Rosário - Cartagena
Islas del Rosário - Cartagena
As demais ilhas sem ser a Baru parecem ser mais organizados. Segundo a minha pesquisa, tem muitas opções e é cada lugar mais lindo que o outro. (já quero voltar!)

Vi que muitos trabalham com sistema de day use e tem outros atrativos além do mar como um Oceanário, por exemplo. Inclusive algumas agências já vendem os passeios com os valores já incluídos no preço total. 

Pesquisem sobre a Coralina Island (que funciona como hotel e trabalha com day use também) e o Gente de Mar (esse é um beach resort que também trabalha com day use. Eles estão localizados em uma ilha ao sul no arquipélago das Islas del Rosário), Bora Bora ou Bendita Beach (os dois são beach clubs na Isla). 

Além dessas opções, pesquisem também sobre a Isla del Sol (fica bem perto do Oceanário e vi que tem uma piscina de água salgada. Além de uns bangalôs fofos. Morri mas passo bem galera, não se preocupem kkk), Isla del Encanto e Isla del Pirata (essa é surreal de linda. Babei muito nas fotos. Não tem areia e é ideal para nada e ficar boiando de boa no Caribe!)

Tierrabomba

É uma ilha que fica em frente a Cartagena, ali na altura de Boca Grande. A maioria dos passeios são pra Playa de Punta Arenas. Eu não achei imperdível de acordo com a minha leitura, mas fica a dica pra gosto de beach clubs mais urbanos. O Fênix Beach Club e o Namastê Beach Club são os mais famosos.


Salinas de Galerazamba 

Apenas o mar é rosa nesse lugar. Diferente de tudo que já vi! E olha que só olhei por foto. Fica entre Barranquilla e Cartagena. Vale pesquisar sobre um tour se tiver mais tempo na cidade.

Casa en el Agua

Trata-se de um eco hostel no meio do mar caribenho. As fotos são absurdas de linda. Esse não doeu tanto meu coração porque eu não teria tempo de ir. Se você tem 7 dias pra ficar em Cartagena, reserve 3 para a Casa en el Agua, que fica em Islote, Sucre. Os barcos saem da marina de Cartagena pra lá todos os dias. 


Casa en el Agua - Cartagena
Casa en el Agua - Cartagena
E por aqui termino meu relato sobre o passeio para a Isla Baru! Fica a super dica de tentar tirar o melhor proveito de situações onde vocês têm uma expectativa e quando chega no lugar, a realidade é outra. Eu e minha amiga podíamos ter ficado emburradas, mas preferimos aproveitar o que era possível. 

Outra super dica é pra quem gosta de praia, tente separar pelo menos 2 dias para explorar os passeios no caribe colombiano de Cartagena. Mesmo que o próximo destino seja San Andrés ou outro com praia.

Espero que tenham gostado da sinceridade e das dicas finais também! Já quero voltar pra usar minhas próprias dicas e não cair em furada! hahaha Volto em breve para contar a última parada da viagem, que foi em San Andrés! Beijos e fui!

Acompanhe a gente no instagram @malaeblush e @maquiadoraviajante e siga minha página no facebook Maquiadora Viajante!

2 comentários

  1. Fui em 2018 e minha experiência foi muito parecida, só que a barraca onde a empresa de turismo tinha "convênio" ficava perto de pequenas embarcações e a água tava cheia de Diesel, a pele ficou escurecida por causa disso, hoje só me resta rir e curtir as fotos que ficaram boas

    ResponderExcluir
  2. Concordo com o que você falou de Playa Branca. E mais, eu e minha prima tomamos a dita limonada, e acredito que por causa disso tivemos uma infecção intestinal bem forte que inviabilizou o restante do passeio.

    ResponderExcluir