Bate e volta à Mina de Sal de Wieliczka saindo da Cracóvia - Polônia

Mina de Sal de Wieliczka - Polônia
Mina de Sal de Wieliczka - Polônia
Hey people,

Estou com vários posts acumulados, principalmente sobre a Polônia, da viagem que fiz em abril de 2018, antes mesmo de saber que estava grávida! Veio a gravidez, o puerpério e a cereja do bolo: o lockdown! Mas como um bom filho sempre retorna, cá estou eu devagarzinho para contar sobre a Mina de Sal de Wieliczka que visitamos quando fomos à Cracóvia, na Polônia. É um lugar deslumbrante que merece uma visita!



Checklist de Wieliczka

  • Moeda: złoty (PLN)
  • Idioma: Polonês
  • Fuso horário: UTC + 01:00

Como chegar na Mina de Sal de Wieliczka saindo da Cracóvia 

A Mina de Sal fica localizada a 15km da Cracóvia. São basicamente 3 formas de chegar nas Minas de Sal saindo da Cracóvia, além do carro:

Contratar um tour: foi o que fizemos.... contratamos um tour organizado que nos levou à Auschwitz na parte da manhã e às minas de sal na parte da tarde. Valeu muito a pena! Se você não quiser ir à Auschwitz, tem vários tours que levam direto às Minas de Sal. O tour que pegamos já incluía todos os ingressos e guias! Fizemos o booking pela Auschwitz Tour e pagamos em torno de 100€ por pessoa com tudo incluído.

Ônibus: se não quiser ir de excursão, você pode pegar o ônibus 304 no ponto ao lado da Galeria Krakowska. O valor é bem menor porém o ônibus dá muitas voltas e faz muitas paradas.

Trem: você também pode ir até a estação central da Cracóvia, os trens partem diariamente e em vários horários.

Para informações de preços dos ingressos e horários de funcionamento, recomendo entrar no site da Mina de Sal de Wieliczka.

Sobre a Mina de Sal de Wieliczka

A mina é um dos monumentos históricos nacionais oficiais da Polônia e é considerada Patrimônio Mundial pela UNESCO desde 1978.

A Mina de Sal de Wieliczka existe desde o século XIII, onde produziu sal até 2007, apesar da mineiração comercial ter acabado em 1996. Quase 7,5 milhões de metros cúbicos do total foram escavados dentro da mina durante sua história. 

Apesar das visitas "só" atingirem 135m de profundidade, a parte mais baixa da mina fica a cerca de 330 metros abaixo do solo.  As visitas são sempre guiadas e duram em média 2 horas. 

Os visitantes que desejam usar suas câmeras fotográficas durante o percurso são solicitados a comprar uma permissão especial, disponível no ponto de venda ao longo do percurso. Quando eu fui o valor era 10PLN. 

Para vocês terem uma ideia do tamanho da Mina de Sal, milhares de cavalos foram usados ao longo dos séculos para "alimentar" as esteiras que movimentavam cestas de sal para cima e para baixo. Infelizmente, não era possível trazer esses cavalos novamente à superfície e eles eram enterrados na própria mina. 

Visitando a Mina de Sal de Wieliczka

A visita começa descendo cerca de 300 degraus (calma que é só o começo.. o total é cerca de 800! mas fiquem tranquilos que essa é a pior parte.....) numa escadinha de madeira que parece interminável! Chega a dar tontura! Para cadeirantes e pessoas com dificuldade de locomoção, há um elevador usado na subida, porém as atrações que ficam entre esses andares, acredito que fique sem acesso.

Escada da Mina de Sal de Wieliczka - Polônia
Escada da Mina de Sal de Wieliczka - Polônia
A Câmara de Michałowice tem 35 metros de altura iluminada por um lustre de 6 metros de altura e 3 metros de largura todo feito de cristais de sal. Foi reforçada com a mais impressionante estrutura de madeira da mina de sal de Wieliczka. A estrutura de toras de madeira atinge o teto esculpido em rocha salgada da câmara e constitui um dos objetos favoritos das fotos tiradas dentro da mina de sal de Wieliczka pelos turistas.

Câmara de Michałowice - Mina de Sal - Polônia
Câmara de Michałowice - Mina de Sal - Polônia
A Mina de Sal de Wieliczka tem uma incrível rede de túneis que foram escavados ao longo dos séculos. São nada mais nada menos que 287km de túneis. A visita só nos leva a uma pequena quantidade desses túneis - os mais espetaculares. Eles são bem largos e iluminados, então  atenção  leitores claustrofóbicos, acredito que vocês não terão problemas.

Túneis Mina de Sal de Wieliczka - Polônia
Túneis Mina de Sal de Wieliczka - Polônia
Os salões são simplesmente deslumbrantes! A grande maioria tem estatuas e esculturas esculpidas direto na pedra pelos mineiros. Outras contam a história dos milhares de mineiros que trabalharam na mina através de bonecos. 

Mina de Sal de Wieliczka - Polônia
Mina de Sal de Wieliczka - Polônia

Mina de Sal de Wieliczka - Polônia
Mina de Sal de Wieliczka - Polônia

A Câmara de Janowice irá expor você a algumas lendas polonesas associadas à história da mina de sal de Wieliczka. A cena esculpida em sal abaixo mostra o conto da princesa húngara Kinga que, antes de seu casamento com o príncipe Boleslaw V, o casto de Cracóvia, imaginou qual seria o melhor dote para ele. Ao descobrir que não havia minas de sal na Polônia, ela jogou seu anel nas profundezas da mina de Maramaros, na Hungria. Quando ela chegou a Cracóvia, um pedaço de sal foi encontrado de repente em Wieliczka. Havia o mesmo anel da princesa Kinga vindo à luz depois que o caroço foi dividido em dois.

câmara de Janowice - Mina de Sal de Wieliczka
Câmara de Janowice - Mina de Sal de Wieliczka 

Kunegunda Shaft é onde você verá numerosos gnomos de sal fazendo o trabalho de mineração com sorrisos no rosto. Também haverá belas formas salinas de cristalização secundária de sal que acompanham essas imagens, como se estivessem competindo por sua atenção com essas agradáveis esculturas feitas pelo homem.

Kunegunda Shaft - Mina de Sal de Wieliczka
Kunegunda Shaft - Mina de Sal de Wieliczka

A câmara Weimar é famosa pelo grande jogo de luzes e sons que podem ser vistos lá. Com seu nome dedicado ao local de nascimento de J.W. Goethe, tem uma plataforma de observação esticada sobre um lago salino, adornada com a estátua de “Skarbnik” - o lendário bom espírito das minas, alertando os mineiros contra o perigo com seu surgimento. Você sabia que a quantidade de sal na água é tão grande, que é impossível ficar de pé no lago?

Câmara de Weimar - Mina de Sal de Wieliczka - Polônia
Câmara de Weimar - Mina de Sal de Wieliczka

Finalmente chegamos na cereja do bolo - A Saint. Kinga's Chapel, o coração da mina. A Capela tem uma área de 400 metros quadrados e pode acomodar até 400 pessoas. E é tudo feito de sal - desde o altar até o candelabro.

O retábulo da Capela de St. Kinga é composto por uma estátua salina de St. Kinga, esculpida por Jozef Markowski em 1914 e adornada com cristais de halita. Este templo é o maior e mais profundo (a 101 metros abaixo do nível do solo) do mundo. De tempos em tempos, a capela ainda realiza casamentos, concertos e apresentações de teatro (calma que falaremos mais dela mais pra frente). 

St. Kinga's Chapel - Mina de Sal Wieliczka
St. Kinga's Chapel - Mina de Sal Wieliczka

No final do percurso, tem uma área com restaurantes e um espaço par as crianças brincarem. Há também uma lojinha de souvenirs (vulgo lojinha de tranqueiras que eu amo!). Aliás, ao longo do percurso tem várias dessas lojinhas, todas com as mesmas coisas e o mesmo preço. 

A volta é super mega tranquila (volta que eu quis dizer é a volta à superfície) - feita de elevador. Um amorzinho! <3

Vale MUITO a pena a visita! É algo como eu nunca tinha visto na vida! Espero que gostem tanto quanto eu e me digam aqui nos comentários o que acharam!

Me acompanhe no instagram @lauralamasblog e siga minha página no facebook Maquiadora Viajante!

2 comentários

  1. Que lugar maneiro!!! Parabéns pelo post!!
    Um super beijo,
    Carolina

    ResponderExcluir
  2. Olá. Não conhecia e gostei muito da sua descrição. Fiquei a conhecer através de você, porque acho que não ía conseguir descer todos esses degraus, apesar de tudo parecer sensacional. Um abraço e obrigada pela partilha.

    ResponderExcluir