O que fazer em Assis e o que visitar - Itália

Basílica de São Francisco de Assis - Itália
 

Hey People, 

Estou de volta com um post de uma trip que fiz ano passado com a familía! <3 Nesse post, conto tudo que fizemos em 1 dia na cidade de Assis, que fica mais ou menos 200km de Roma. Vem comigo que eu te conto tudo!

Checklist Assis

  • Moeda: Euro (EUR)
  • Idioma: italiano
  • Fuso horário: UTC +1:00 

Como chegar em Assis saindo de Roma

Carro

Nós optamos por alugar um carro porque nosso destino final era Florença, além de estarmos viajando com a Olivia e com o carro tivemos muito mais conforto. A viagem levou em torno de 3 horas, são 220km mais ou menos. 

A cidade não tem estacionamento - um ou outro hotel tem, mas são pouquíssimas vagas, tipo 4 ou 5, que era o caso do nosso, mas infelizmente pela hora que chegamos já não tinha mais slot, então deixamos no estacionamento "geral" da cidade que fica antes dos portões. 

Não me lembro quanto pagamos, mas não foi caro - se não, lembraríamos! rs

Trem

Certamente é o mais econômico e se você comprar online com antecedência, ainda consegue ótimos preços. Eu sempre gostei muito de viajar de trem, acho prático e rápido, mas como disse, viajando com bebê é sempre mais complicado.

Ônibus

Ônibus são sempre uma opção, apesar de não a minha preferida! Normalmente os preços são melhores que os de trem, mas o conforto não costuma ser o mesmo, além de ter engarrafamento! 

Tour em grupo

Essa opção eu particularmente não gosto muito. Nunca fui muito fã de tour em grupo porque você fica dependente dos horários do tour, mas essa pode ser uma ótima opção se você não quer ficar procurando o que fazer, como ir e quiser simplesmente relaxar e go with the flow. Gosto de pegar esses tours quando estou com a minha mãe. 

Onde se hospedar em Assis?

Nós optamos por pagar um pouco mais caro e ficar dentro da cidade de Assis. Escolhemos o Hotel Fontebella


Ficamos apaixonados pelo hotel! Sério, muito bom mesmo! Café da manhã (quem me segue há um tempo sabe que eu tenho uma queda por cafés da manhã maravilhosos) muito maravilhoso!

Hotel Fontebella - Assis
Hotel Fontebella - Assis
Hotel Fontebella - Assis
Hotel Fontebella - AssisAdicionar legenda


Hotel Fontebella - Assis
Hotel Fontebella - AssisAdicionar legenda


O que fazer e o que visitar em Assis

Basílica de São Francisco de Assis

Principal atração da cidade, a Basílica de São de Francisco de Assis é uma das atrações religiosas mais visitadas da Europa. Ela é a igreja-mãe da Ordem Franciscana e um Patrimônio da Humanidade desde 2000.

Basílica de São Francisco de Assis iluminada à noite
Basílica de São Francisco de Assis iluminada à noiteAdicionar legenda


São Francisco morreu no ano de 1226 e pouquíssimo tempo depois da sua morte já começou o planejamento para a construção da Basílica. 

Ela é composta por duas partes, uma em cima da outra, por isso são chamadas de Basílica Inferior e Basílica Superior. A Basílica Inferior foi terminada em 1230 e os restos mortais de São Francisco foram transferidos para lá. A construção da Basílica Superior foi finalizada em 1253. 

A Basílica Inferior está ligada ao período da arte, enquanto que a Basílica Superior remete ao período gótico e tem coleções maravilhosas dos afrescos de Giotto. 

A entrada é livre e gratuita porém, assim como no Vaticano, não é permitida a entrada de de pessoas usando short e camiseta. Também não é possível tirar fotos dentro da Basílica. 

Basílica de São Francisco de Assis - Itália
Basílica de São Francisco de Assis - ItáliaAdicionar legenda

Praça Comune - Templo de Minerva e Torre del Popolo

A Praça Comune fica no centro da cidade e é o ponto final das linhas de ônibus. Duas atrações chamam a atenção na Praça: o Templo de Minerva e a Torre del Popolo. 

Praça Comune - Assis
Praça Comune - Assis

Basílica de Santa Clara

A Basílica de Santa Clara é um templo católico dedicado à Santa Clara de Assis, fundadora da ordem das Clarissas. Super vale a pena uma visita. Sua construção foi terminada em 1265 e é toda em estilo gótico italiano. 

Basílica de Santa Clara - Assis
Basílica de Santa Clara - AssisAdicionar legenda

Catedral de São Rufino ou Catedral de Assis

A Catedral de Assis, também conhecida como Catedral de San Rufino de Assis, é uma imponente igreja construída no estilo romântico para conter os restos mortais do bispo Rufino de Assis. Foi construída em 1228 e possui um chão de vidro, onde você pode ver a velha igreja embaixo dos seus pés. 

Catedral de São Rufino ou Catedral de Assis
Catedral de São Rufino ou Catedral de AssisAdicionar legenda

Rocca Maggiore

A Rocca Maggiore é um castelo e fortaleza que dominou por mais de 800 anos a cidade de Assis e o Vale do Tescio. Foi construída nos anos de 1200 por causa das guerras com a cidade de Perugia. 

Rocca Maggiore - Assis
Rocca Maggiore - Assis

Basílica de Santa Maria dos Anjos e Porciúncula

A Basílica de Santa Maria dos Anjos (Basílica di Santa Maria degli Angeli em italiano) foi construída entre 1569 e 1679 englobando a igrejinha da Porciúncula, construída no século IX. É o lugar mais sagrado para os franciscanos. Foi aqui que Francisco de Assis entendeu sua vocação, renunciando o mundo para viver na pobreza e dando início ao movimento franciscano. 

Basílica de Santa Maria dos Anjos e Porciúncula - Assis
Basílica de Santa Maria dos Anjos e Porciúncula - Assis

Eremo delle Carceri e Monte Subásio

O Eremo delle Carceri é um complexo de eremitério localizado em um desfiladeiro sobre o Monte Subásio, quatro quilômetros acima de Assis.

O nome Carceri vem do latim carceres, que significa "lugares isolados" ou "prisões". 

No século XIII, São Francisco de Assis costumava ir a este lugar para orar e contemplar. Quando ele foi a primeira vez em 1205, o único edifício que tinha era um minúsculo oratório do século XII. Logo, outros homens o seguiram até a montanha, encontrando suas próprias cavernas isoladas nas proximidades para orar. O oratório ficou conhecido como Santa Maria delle Carceri em homenagem às pequenas "prisões" ocupadas por frades na região.

Eremo delle Carceri e Monte Subásio - Assis
Eremo delle Carceri e Monte Subásio - Assis

É isso pessoal, espero muito que tenham gostado porque eu amei!

Me acompanhe no instagram @lauralamasblog e siga minha página no facebook Maquiadora Viajante!

Um comentário

  1. Ahhh Laura!!! Que lindo seu post. Eu teria ido a Assis na semana passada. Masssss como tudo na vida é perfeito, quando eu remarcar a viagem, vou tentar ficar em um hotel dentro da cidade (o meu era perto da estação), porque amei a possibilidade de ficar lá à noite (e ver as atrações iluminadas lindamente como você mostrou). Parabéns pelo post!!! Super beijo...

    ResponderExcluir