Roteiro 4 dias em Gramado - Europa Brasileira!

Parque Estadual do Caracol
Atualizado em agosto de 2018

Introdução da viagem à Gramado

Hey people!!!!
Aproveitando o último feriado prolongado do ano, meu marido e eu resolvemos visitar a cidade de Gramado. Fechamos um pacote com a BR Afora, aqui do Rio de Janeiro. Conseguimos pegar um tempo bem friozinho e bem agradável. Ainda quero voltar para ver o Natal, que deve ser lindo, mas já deu para ter uma ideia!

So... Let get started!

Sobre Gramado

Gramado é um município do estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Está localiza do na Região das Hortênsias, a 830 metros de altitude na região da Serra Gaúcha.
Sua economia é fortemente voltada para o turismo. Tem forte influência da Alemanha e Itália, refletindo principalmente na comida e na arquitetura do local.
O municipio foi emancipado da cidade de Taquara e criado em 1954 através da Lei 2522 de 15 de dezembro de 1954. Antes, a região era habitada por índios e depois foi colonizada por imigrantes italianos e alemães

Gramado

Checklist Gramado

• Moeda: Real (BRL)
  • Idioma: Português (Brasil)
  • Fuso horário: UTC -3

Como cheguei em Gramado? Onde fiquei?

Aéreo/Terrestre

Fechamos um pacote com a BR Afora, aqui do Rio de Janeiro e, dia 29 de maio à noite, pegamos um voo para Porto Alegre. Lá, a LigaTurismo já estava nos esperando com um transfer, que nos levou direto para a cidade de Gramado. Já saímos do Rio com tudo fechado!

Hotel em Gramado

Quando fechamos o pacote, já fechamos com o hotel. O hotel que ficamos foi o Estrelas da Serra. A primeira vista, o hotel nos pareceu ótimo, porém tivemos vários problemas com o hotel. No próprio dia que chegamos, fizemos o check in de madrugada e fomos tomar banho: NÃO TINHA ÁGUA QUENTE. E quando ligamos para a recepção, eles disseram que a água quente do boiler tinha acabado e que deveríamos esperar que em breve teríamos água quente de novo. Detalhe: isso aconteceu de novo nos próximos dias. Resultado: tomamos banho FRIO em Gramado!

Vista do Quarto Hotel Estrelas da Serra

Outra coisa que nos deixou bem chateados foi no dia do "tour dos vinhos". A cia de turismo disse para solicitarmos ao Hotel um café da manhã "antecipado" pois esse tour sai bem cedo, então os hotéis, como já estão acostumados com isso, eles preparam um lanchinho. Com o Estrelas da Serra não teve negociação: saímos sem café da manhã! Fiz reclamação no Trip Advisor e no site deles do facebook sobre esses 2 acontecimentos e eles se quer entraram em contato comigo. Enfim, nunca mais me hospedarei nesse hotel, podem ter certeza!

Fachada Hotel Estrelas da Serra

Quarto Hotel Estrelas da Serra

Buffet Hotel Estrelas da Serra
 Para acessar a lista completa de hotéis em Gramado, clique aqui. Porque vocês não são obrigados a passar o que eu passei! =D

Restaurantes e Bares em Gramado

GaletoItália

Paramos no primeiro dia para almoçar no Galeto Itália. É um restaurante estilo "all you can eat", onde os garçons vão levando os pratos de deixando em cima da mesa. Mais tarde fui ver que todos os restaurantes nesse estilo são assim. Não gostei muito da comida, mas como estava morrendo de fome e não tinha opção, acabei comendo.

ChocolatesLugano

Fizemos um tour pela fábrica de chocolates da Lugano. Não andamos no meio da fábrica, mas foi possível ver a produção através de um vidro. Os chocolates são deliciosos porém são meio caros (um preço acessível, mas você encontra outras lojas de chocolates tão gostosas quanto e beeeem mais baratas!!!).

ChocoFlores

Encontramos essa loja de chocolates um dia que resolvemos descer do ônibus e passear pela cidade. Arrisco dizer que foi a mais barata que eu encontrei e é deliciosa também! Vale a pena!

RivieraRestaurante

Em uma das noites, optamos por uma sequência de fondue (carioca, quando começa a fazer frio, logo quer comer fondue), e depois de muito discutir, pesquisar opiniões, preços e lugares, decidimos pelo Riviera Restaurante.

O lugar é super aconchegante e o fondue bem gostoso. Como eles têm uma parceria com o hotel, ganhamos uma garrafa de vinho. Ah, esqueci de mencionar, praticamente todos os restaurantes em Gramado têm serviço de transfer, então não gastem dinheiro com taxi!! Só em último caso!

Voltando ao fondue, pagamos R$59,00 pelos 3 tipos: queijo, carne e chocolate. O de queijo vem acompanhado de pão, batata cozida e goiabada (é isso mesmo, goiabada!! E pasmem, ficou delicioso!!!).

O de carne veio na pedra e veio filet mignon, picanha, frango, porco e linguiça calabresa. Senti falta da panelinha e do óleo, mas na pedra também ficou muito gostoso. O de chocolate dispensa comentários! Excepcional como sempre! rsrsrs. Voltamos rolando para o hotel, lógico!

Riviera Restaurante
Como se não bastasse comer até explodir no almoço, seguimos para a fábrica de Chocolates Prawer. Chocolate delicioso, um dos melhores de Gramado. Visitamos a fábrica por dentro, passeamos pela produção, de touca é claro. É muito legal ver a fabricação do chocolate, fora que o cheiro é delicioso, né?! Comprei alguns chocolates, mas muito pouco. Os preços não eram tão doces... rsrsrsrs

Chocolates Prawer

Pasteleiro

Seguindo dicas de outros Blogueiros, fomos comer pastel no Pasteleiro!! Sou suspeita porque amo pastel, e esse não poderia ser diferente. Pedi um de cinco queijos e é realmente maravilhoso!!! Não pode deixar de ir!

Rua Coberta

Fomos comer um dia na Rua Coberta. É uma rua com vários restaurantes, um lugar no centro super charmosinho.

BistroBrillat

Nesse dia que fomos comer na Rua Coberta, sentamos no Bistrot Brillat para comer a famosa "sopa no pão". Deliciosa!! Sem dúvidas, a de queijo é uma das melhores sopas que já tomei. Tem a opção de pedir um bowl coberto com massa folhada, que também é deliciosa.

Bistrot Brillat

CaracolChocolates

O local mais indicado de todos para um chocolate quente: Caracol Chocolates. Definitivamente, o melhor chocolate quente do mundo!!!! Fechamos a noite com chave de ouro, quer dizer, chocolate!

Caracol Chocolates

BelaVista - Café Colonial

O próprio transfer do local nos levou para essa orgia gastronômica: Bela VistaCafé Colonial. Não estávamos morrendo de fome e esse foi nosso erro! rsrsrs Acho que nunca comi tanto em toda minha vida. Você senta na mesa e eles começam a trazer 1 milhão de comidas; a medida que vai acabando, eles vão repondo! É tudo delicioso, você se sente na obrigação de experimentar e repetir tudo! É a própria definição de "orgia gastronômica". Maravilhoso! É meio caro (R$58/pessoa), mas com certeza é um lugar que não se deve deixar de ir! Em Gramado tem alguns outros Cafés Coloniais, mas esse foi o primeiro e é o mais tradicional.

Bela Vista Café Colonial

Onde ir em Gramado?

>Museude Cera e Harley DavidsonMotor Show

Quem já leu algum post meu sabe que eu já tive várias oportunidades de ir ao Madame Tussauds e não quis ir porque não vejo a menor graça, porém nesse me senti meio coagida a ir pois estávamos na excursão e não tínhamos muito para onde fugir. Foi a nossa primeira parada.

Museu de Cera

Harley Davidson Moto Show
Bom, não achei a menor graça em nenhum dos dois e confesso que me arrependi de ter pago R$30 reais (isso ainda era preço promocional!!!!) para entrar!  Acabou que vimos os 2 museus em 30 minutos e depois fomos fazer o reconhecimento do território.

Gramado

Eis o que achamos com o reconhecimento do território!!! Vários lugares lindos!!!!

Mundo a Vapor

Saindo de Gramado, nossa próxima parada foi no Mundo a Vapor. Esse sim vale a pena, não é caro e estudantes pagam meia! No interior, tem várias demonstrações de como funcionavam as máquinas a vapor, degustação de vinhos e muita diversão, além de ser uma graça! Gostei bastante!

Catedral de Pedra em Canela

Fizemos uma rápida parada para tirar fotos na Catedral de Pedra em Canela. A igreja possui um estilo gótico e está situada bem no centro de Canela, na Praça da Matriz. Ela tem 65m de altura e um carrilhão de doze sinos de bronze.

Parque Estadual do Caracol

Nesse parque, o turista tem a opção de um observatório, uma torre que sobe 30m localizada dentro do parque e de onde tem uma vista sensacional de 360º da cachoeira e do local. Pagamos R$9,00 para subir, mas valeu a pena. A vista é realmente muito bonita.

Para os mais aventureiros, o parque tem uma escadaria com 927 degraus que levam à base da cachoeira. Óbvio que eu não desci, ou não estaria aqui para contar sobre essa viagem, mas, para os que curtem, acredito que deva valer muito! Ainda nesse parque, seguimos as placas escrito "corredeiras" e chegamos em um mirante com uma vista para várias cascatas descendo em uma pedra.

Corredeiras Parque Estadual do Caracol

MiniMundo

Um dos lugares que eu mais ouvi comentarem quando dizia para as pessoas que ia pra Gramado foi o Mini Mundo. E o lugar fez jus a fama. Um jardim com várias réplicas de construções em escala única de 1:24. As miniaturas são reproduções de obras arquitetônicas reais, exibidas em cenários que formam uma pequena cidade em movimento. Pagamos R$18,00 para entrar, e é sensacional!

Lago Negro

Nossa penúltima parada do dia foi no Lago Negro. Inicialmente chamava-se de Vale do Bom Retiro. Após um incêndio que arrasou a imensa mata existente na região, Leopoldo Rosenfeldt construiu um lago em 1953, decorando suas margens com árvores importadas da Floresta Negra da Alemanha, daí o seu nome, Lago Negro. Nessa hora, já não aguentávamos mais andar, o frio tava começando a incomodar (muito), então ficamos no sol, conversando e admirando a vista.

Cambará do Sul

Nosso segundo dia foi meio decepcionante. Tentamos marcar de ir à Cambará do Sul, onde foi gravada a série "A casa das sete mulheres", porém estava lotado, então nos contentamos com a nossa programação. Esse dia foi um tour de compras e visita à cidade de Nova Petrópolis.

Cristais de Gramado

A primeira loja que paramos foi a Cristais de Gramado. Eles têm uma apresentação de um rapaz fazendo um vaso de cristal ao vivo. É muito legal. Os cristais são lindos, mas não tinha dinheiro e nem como trazer nenhum cristal.

Black Bull

Em seguida paramos na loja de artigos em couro Black Bull. Fiquei uns 15 minutos lá dentro e fui andar na rua. Loja muito cara, muito mesmo (um casaco custa em média R$700,00). Nessas andanças, descobri o paraíso na terra: Território do Sapato. Para mulherada que ama sapato como eu, não pode deixar de ir nessa loja!!! Preços super em conta, promoções e variedade. Pagamento em dinheiro sempre tem desconto.

A Mina de Gramado

Fomos então para a A Mina de Gramado. É um parque com uma mina artificial dentro. Tem muitas Amestistas lindas e enormes. Nesse parque, também almoçamos. A comida é bem gostosa, tem um bolinho de aipim com queijo delicioso, tudo no mesmo esquema "all you can eat". As sobremesas são maravilhosas também!

Parque Aldeia do Imigrante

Finalmente acabou o tour de compras e fomos conhecer a cidade de Nova Petrópolis. O Parque Aldeia do Imigrante foi criado para resgatar e preservar o passado histórico dos imigrantes que colonizaram esta região, predominando a imigração alemã. É bem barata a entrada e vale muito a pena, é lindo!

Por último, fomos na Praça das Flores, também em Nova Petrópolis onde tem o labirinto verde no centro. Meu marido se divertiu brincando, eu preferi ficar e tirar a foto! rsrsrs Ele apostou com um casal que conhecemos na viagem quem chegaria primeiro, e ele ganhou! Mas o prêmio foi para todos!

Korvatunturi

Fomos tomar um banho super rápido no hotel, e tcharam, não tinha água quente no hotel. Ligamos para a recepção e a hostess disse que isso tinha acontecido porque todo mundo resolveu tomar banho ao mesmo tempo. O que eu tenho com isso?

Eu também não sei, eu sei é que eu tomei banho frio mesmo porque tinha hora (NUNCA SE HOSPEDEM NESSE HOTEL, BY THE WAY), e saí correndo. Fomos ver Korvatunturi! É um espetáculo parecido com Cirque du Soleil (nas devidas proporções) e que conta a origem do Natal. É muito bem feito e bonito.

Zanrosso

A primeira vinícola que fomos visitar foi a Zanrosso. O bisneto do fundados nos recebeu e nos explicou o processo de fabricação. É bem artesanal, uma vinícola pequena. Os vinhos são muito gostosos. Eles também têm vários cremes hidratantes para várias partes do corpos feitos a partir da uva. Uma ótima pedida.

Salton

Essa vinícola eu acredito que todo mundo conheça! Conhecemos o interior da fábrica da Salton, o processo de fabricação de vinhos e espumantes, tudo acompanhado por um guia.

Depois tivemos degustação de alguns vinhos e espumantes e depois a "degastação".... Eles têm uns vinhos feitos de várias uvas, muito bons! Esses valem a pena pois não são vendidos no Brasil ou no mercado, somente em loja própria. Os outros vinhos mais tradicionais da linha "classic" e "volpi" não achei vantagem comprar lá, estavam o mesmo preço que no mercado aqui do Rio de Janeiro.

Nosso almoço foi na própria Salton, num ambiente estilo medieval. Lindo! Os garçons são super atenciosos e têm um macarrão a carbonara delicioso!!

Salton

Caxias do Sul

Depois, fomos até Caxias do Sul para pegar a Maria Fumaça que leva até Bento Gonçalves. Optamos por não fazer esse programa pois custa R$90/pessoa para andar 1 hora e meia de trem (no trem tem uns shows típicos, uns repentistas, umas coisas assim). Não fiquei nem um pouco chateada de ter perdido, mas as pessoas que foram me disseram que é bem legal.

Território do Sapato

Esse paraíso não podia faltar, né?! Dessa vez fomos com calma olhar os 1734369542 pares de sapato. O Território do Sapato é realmente o céu! Pegamos um táxi do centro para a loja (eles não tem transfer) e deu R$20 mais ou menos, mas vale a pena!

Mundo Gelado

Ligamos então para o Mundo Gelado e eles nos informaram que tem transfer e que pegariam a gente na loja de sapatos. (uhuuu)

O Mundo Gelado é um parque temático de gelo, onde a temperatura fica -10º e tem várias esculturas de gelo lá dentro. É bem legal e é bom pegar um friozinho para variar né?! O tempo máximo de permanência é de 30 minutos, mas a maioria das pessoas que entrou conosco saiu bem antes disso! Meu marido e eu ainda resistimos quase os 30 minutos. Custa R$25,00/pessoa e é uma ótima experiência para quem nunca vivenciou temperaturas "antissociais".

Além do Mundo Gelado, em Gramado fica o primeiro parque de neve indoor das Américas: Snowland. Eu não consegui ir quando estive lá, mas a Aline do blog Vem que te conto foi e fez um post recheado de dicas - Snowland Gramado: parque de neve na Serra Gaúcha

Finalizando

Viagem perfeita, companhia perfeita, clima perfeito, enfim tudo perfeito!
Espero que tenham gostado e que eu possa ajudar alguém que vá para Gramado com algumas dicas!
Esse foi o primeiro post com a nossa última viagem, com o tempo, vamos colocando as outras! Não tinha noção que dava tanto trabalho escrever um blog de viagem, mas confesso que é bastante prazeroso! Próximo post será de Cancun, nossa lua de mel!!!! Aguardem!!!

See you soon!!!!

Espero muito que tenham gostado! Me acompanhe no instagram @lauralamasblog e siga minha página no facebook Maquiadora Viajante!