Palácio da Catarina - Rússia

Palácio da Catarina
Palácio da Catarina
Hey People,

Todos sabem que eu estive agora em São Petersburgo na Rússia, né? (Se quiser ler o post é só clicar aqui). Então, em um dos dias eu visitei um lugar que eu achei um dos mais fantásticos da minha vida: o Palácio da Catarina!! Quer saber como cheguei e o que olhar e principalmente quem foi Catarina (rs) então vem comigo!

Sobre o Palácio e Catarina


Em 1710, Pedro, o Grande, presenteou sua futura esposa, Catarina I, com uma mansão chamada Sarskaya Myza, que logo foi transformada em um pequeno palácio e mais tarde, em meados da década de 1750, completamente reconstruído pelo arquiteto italiano Bartolomeo Francesco Rastrelli que o transformou em uma grande residência de verão da imperatriz Elizabeth Petrovna, a filha de Pedro I e Catarina I.

Catarina II nasceu em 1729 e subiu ao poder em 1762, governando até sua morte em 1796. Seu nome anterior era princesa Sofia Frederica Augista de Anhalt-Zerbst-Dornburg e ao se converter para a igreja ortodoxa assumiu o nome de Catarina Alexeievna. Casou-se com o grão-duque Pedro Feodorovich, que nasceu príncipe de Holstein-Gottorp, em 1754.

Supostamente, Catarina II fez uma conspiração elaborada por ela mesma para torna-se imperatriz que depôs o czar Pedro III. Seu reinado foi o apogeu do império Russo.

Durante a ocupação nazista, tanto o Peterhof quanto o palácio da Catarina foram usados pelos alemães para "hospedagem". Eles faziam tudo o que eles queriam nos palácios, e ainda por cima, a mando de Hitler, roubavam tudo o que podiam!!! E o que sobrava era destruído também... muito triste pensar nisso!!

People, eu sou muito fã da Catarina. Li o livro dela antes e durante a viagem e simplesmente amei! Super recomendo a leitura! Ela era do balacobaco! 

Catarina, a Grande
Catarina, a Grande

Como chegar no Palácio de Catarina

O complexo dos Palácios (nesse mesmo local tem também o palácio do Alexandre) fica em uma cidade próxima que antes era chamada de Tsarskoe Selo, um "vilarejo dos palácios reais". Hoje a cidade chama Pushkin em homenagem ao poeta Alexandre Pushkin. Li em muitos blogs que é possível ver o Palácio da Catarina em meio dia e o Peterhof em meio dia, mas confesso que não compreendo como... fiquei um dia inteiro em cada Palácio e não consegui ver tudo!

Andamos até a estação Sennaya Ploschad (linha azul - pode pegar em qualquer estação da linha azul ou então fazer baldeação) e pegamos o metrô no sentido Kupshino. Pagamos 45RUB por pessoa pelo Ticket do metrô. Descemos na estação Moskovskaya. Pegamos a saída para a estátua do Lenin, onde tinha um prédio enorme!

Estátua do Lenin
Estátua do Lenin

Sofri um bocado para achar o ponto de ônibus, pedi ajuda, fiz mímica, sinal de fumaça e um rapaz muito simpático me ajudou e eu consegui achar. Na mesma calçada que saímos do metrô, de frente para a enorme construção, fomos andando para o lado direito e voilá, encontramos o ponto. Pegamos o ônibus 545 e pagamos 30 RUB cada de passagem. Pedimos ao motorista para avisar quando fosse o Catherine Palace e isso ele entendeu.

Atenção às placas que indicam os destinos, pois não é possível identificar qualquer palavra parecido com Tsarskoe Selo ou Ekatherine Palace. Normalmente o destino anunciado é Pushkin (Пушкин).

Mais de 1 hora depois, finalmente chegamos! O ponto não é exatamente em frente ao Palácio, mas é super fácil de chegar, mesmo sem mapa! Eu andava pela rua igual a uma maluca com os números dos ônibus, a cidade que fica o palácio (Pushkin) e a estação do metrô, tudo escrito em russo e em inglês para perguntar na rua (apontar né? perguntar é too much).

Na volta resolvemos descer na estação final do metrô da linha azul - Kupshino e saltamos na Nevsky Prospekt. De lá, fomos andando para o hotel. Esse caminho também pode ser feito na ida e acredito que seja até mais rápido! Se alguém tentar, me fala!

O que ver no Palácio da Catarina

Os jardins são maravilhosos, o interior é maravilhoso, é tudo maravilhoso e tudo enorme! Como infelizmente não temos muito tempo normalmente (e quando eu digo muito tempo eu me refiro a um dia inteiro), não conseguimos ver tudo.

Logo de cara, para entrar nos jardins que dão acesso ao palácio pagamos 120RUB por pessoa.

Interior do Palácio da Catarina

Para entrar no palácio, entramos em uma fila enorme (não sei se estava tão grande pois tinha acabado de abrir o palácio ou se é sempre assim). Demoramos uns 45 minutos nessa fila e finalmente entramos. Pagamos mais 1000RUB/pessoa (que totalmente valem a pena) para ver o palácio, mas não contratamos guia nem audioguide - lembrando novamente que ninguém fala inglês ou falam muito pouco, o que realmente não te ajuda muito!

Para entrar no palácio é necessário deixar mochilas e casacos no cloakroom.

Dentro do palácio são muitas salas de jantar, bailes, recepções, etc.. vou falar de alguns...

O Grande Salão

Este levou mais de 30 anos só para ser reformado.... vocês vão reconhecer de cara!

Grande Salão - Palácio da Catarina
Grande Salão - Palácio da Catarina

Grande Salão - Palácio da Catarina
Grande Salão - Palácio da Catarina

Salão Âmbar

Essa, sem dúvida é o salão mais bonito!!! É um escândalo! 

Âmbar é uma resina fóssil encontrada no fundo do Mar Báltico e é formada pela seiva de árvores antigas. Todas as paredes desse salão são completamente cobertas (literalmente) por painéis dessa pedra, que foram ofertados à Pedro, o Grande e feitos na Prússia. 

Durante a Segunda Guerra, os Nazistas saquearam o palácio, então até hoje não se sabe se as pedras desse salão são originais. A restauração tentou repetir a sala tal como era, com base em fotos antigas e levou 24 anos para ser concluída. 

Infelizmente (para gente) não é permitido tirar fotos dentro da sala como ou sem flash, então vale a memória. Acredito também que fotos não reproduzam a beleza dessa sala!

Outros salões do Palácio

O palácio inteiro é lindo! Vale ficar um bom tempo lá dentro contemplando. Vou por aqui mais algumas fotos das salas que me encantaram!

Palácio da Catarina
Palácio da Catarina

Palácio da Catarina
Palácio da Catarina

Palácio da Catarina
Palácio da Catarina

Por fora do Palácio da Catarina


Saímos então do palácio e fomos andar nos jardins! Os jardins são algo de tirar o fôlego. Fiquei só me imaginando correndo lá.... (sou maluca sim ou com certeza?)

OBS.: o banheiro do jardim é pago - 20 RUB.

São 2 jardins: os jardins formais, que são simétricos e são ainda da época da Catarina I e Elizabeth e o Catherine Park, que parece mais um parque urbano que tem um enorme lago no meio e muitas árvores. 

Jardins do Palácio da Catarina
Jardins do Palácio da Catarina
Um fato curioso é que na beira desse lago tem uma construção com o formato de uma mesquita que Catarina II mandou construir após vencer uma guerra contra a Turquia. Esse local, believe it or not, é um banheiro (oi? rsrsrs) - bem sarcástica hei?! ahahahahahahaha

Banheiro em formato de mesquita - Palácio da Catarina
Banheiro em formato de mesquita - Palácio da Catarina 


Bom, então vamos lá... o que ver nos jardins? Para quem quiser, temos também o mapa em russo.... be my Guest! 

Mapa do Palácio da Catarina
Mapa do Palácio da Catarina
Mapa do Palácio da Catarina em Russo
Mapa do Palácio da Catarina em Russo


Nem todos eu visitei, mas vou tentar falar um pouquinho de cada, ok?

Cold Bath

O prédio de estilo clássico foi projetado para a Catarina II pelo arquiteto escocês Charles Cameron na década de 1780. Seu piso inferior continha um "salão de banho", um banheiro "aquecido" e um banheiro de vapor russo. O andar superior consiste em seis salas rycamente acabadas para relaxamento e diversão que se tornaram conhecidos como "Agate Room". 

Cameron Gallery

A galeria, eleita por Catarina II como um lugar para passeios e conversas filosóficas, foi criada por Charles Cameron em 1784. Seu nível superior é uma visão maravilhosa do Catherine Park e possui uma coleção única de busto de bronze da arte e do histórico figuras respeitadas pela Imperatriz. 

Cameron Gallery - Catherine Palace
Cameron Gallery - Catherine Palace

Cameron Gallery - Catherine Palace
Cameron Gallery - Catherine Palace

Cameron Gallery - Catherine Palace
Cameron Gallery - Catherine Palace

Upper Bathhouse


Este pavilhão de verão (também conhecido como "the Highnesses Bath" nos anos 1700 foi construído em 1777-19 pelos arquitetos Vasily e llya Neyelov. 

Lower Bathhouse

O uso do Lower Bathhouse era destinado aos membros da corte e foi construído pelo arquiteto llya Neyelov em 1778-79. Ele contém dez salas agrupadas em torno de um corredor central com uma grande banheira redonda. Restaurado em 2011, o pavilhão hoje possui uma exibição maravilhosa do "Court Bath". 

Hermitage

Construído em 1748-56 pelo arquiteto Bartolomeo Francesco Rastrelli, o Hermitage possui interiores palatiais esculpidos em madeira com espelhos de moldura dourada e cenas mitológicas pintadas.

Hermitage - Palácio da Catarina
Hermitage - Palácio da Catarina

Hermitage Kitchen


A cozinha neo-gótica de Vasily Neyelov do Hermitage foi erguida em 1770 e originalmente tinha duas funções, servindo não só como uma cozinha, mas também como um portão para o Catherine Park, e portanto, era muitas vezes referido como "the Red Gate". 

To-my-dear-comrades-in-arms gate

O monumental portão de ferro fundido que "apareceu" na borda sudeste do parque em 1817 foi projetado por Vasily Stasov para marcar a vitória da Rússia na Guerra russo-napoleônica de 1812. As palavras inscritas  "to my deras Comrades in Arms", são de Alexandre I. A grade de ferro fundido foi decorada com escudos antigos, armas e máscaras Gorgon Medusa e colocada em base de granito baixo, foi adicionada em 1828. 

Grotto

O projeto para a Gruta foi elaborado pelo arquiteto Rastrelli. A maior parte do trabalho de construção foi realizada em 1755-56 sob reinado da imperatriz Elizabeth Petrovna, mas foi concluída na década de 1760 sob o reinado de Catarina II. A decoração interior após os desenhos do arquiteto Antonio Rinaldi foi concluída na década de 1780. 

Concert Hall

Na década de 1780, o arquiteto Giácomo Quarenghi construiu um pavilhão que, a pedido de Catarina II foi chamado de "Concert" ou "Music Hall". Com um valor especial, o pavilhão tem um piso de mosaico datado do final do século II ou início do século III que foi trazido a Tsarskoe Selo de Roma em 1784.

Concert Hall - Palácio da Catarina
Concert Hall - Palácio da Catarina 

Outras fotos das andanças pelos jardins...

Jardins - Palácio da Catarina
Jardins - Palácio da Catarina

Jardins - Palácio da Catarina
Jardins - Palácio da Catarina

Jardins - Palácio da Catarina
Jardins - Palácio da Catarina

Jardins - Palácio da Catarina
Jardins - Palácio da Catarina

Nesse mesmo local também fica o Palácio do Alexandre, mas infelizmente não deu tempo de ver... fué fué! =|

Finalizando 


People, esse palácio é realmente deslumbrante e vale muito a pena conhecê-lo. Espero muito que tenham gostado do post e vamos continuar a viagem.

See ya!

Me acompanhe no instagram @maquiadoraviajante e siga minha página no facebook Maquiadora Viajante por Laura Lamas!








Nenhum comentário