6 trilhas imperdíveis (e gratuitas) no Rio de Janeiro - Brasil

Pedra Bonita - Rio de Janeiro
Pedra Bonita - Rio de Janeiro

Hey People,

I'm back com um post bem ousado (ousado porque eu tenho medo de altura) sobre 6 trilhas imperdíveis na cidade do Rio de Janeiro. Imperdíveis e gratuitas, o que deixa ainda mais atraente, não é mesmo? Escolhi as 6 que eu já fiz e que eu acredito que "qualquer um" possa fazer, mas com responsabilidade e sabendo respeitar seus limites. Os níveis de dificuldade que eu escrevi em cada trilha foram de acordo com a minha percepção. 
Bora começar?

Checklist do Rio de Janeiro

  • Moeda: Real (BRL ou R$)
  • Idioma: Português do Brasil
  • Fuso horário: UTC -03:00
  • O que levar: para qualquer trilha, eu sempre levo água, chapéu ou boné, filtro solar,  dependendo do tempo (quando está muito calor), eu levo também minha blusa de manga comprida com proteção UV e às vezes eu levo um lanche. Máquina de tirar fotos ou celular são itens indispensáveis tb! Outro item indispensável é uma sacolinha plástica para recolher seu lixo! 

Pedra Bonita

Essa e a do Morro da Urca são as que eu mais gosto: elas são relativamente simples e fáceis.  A Pedra Bonita fica entre as praias da Barra e São Conrado e você pode chegar ao início da trilha de carro ou taxi. Tem estacionamento no local, mas principalmente no verão, o estacionamento lota super rápido.

Na Pedra Bonita também está localizada a rampa de voo livre para quem se aventurar a pular de paraquedas ou parapente. Nunca fiz e apesar do medo de altura, sempre tive curiosidade.

Vale super a pena esperar escurecer para ver o por do sol na Pedra e depois descer... descemos com a própria lanterna do celular e foi super de boa!

Localização: Setor C – Parque Nacional da Tijuca, Rio de Janeiro
Como chegar: carro ou táxi
Nível de Dificuldade: leve
Tempo: 30 a 40 minutos de subida, dependendo do ritmo.
Altitude: 696 metros
Horário: 8:00 às 17:00 (no verão até as 18:00)

Pedra Bonita - Rio de Janeiro
Pedra Bonita - Rio de Janeiro


Pedra Bonita - Rio de Janeiro
Pedra Bonita - Rio de Janeiro

Trilha do Morro da Urca

Esse é meu outro queridinho! Tenho lembranças maravilhosas de quando eu era bem criança subindo essa trilha com meus pais e meus amigos da escola. Por ai vocês já tem noção do nível de dificuldade ne?

O Morro da Urca é a primeira parada do bondinho do Pão de Açúcar. A vista também é deslumbrante - o morro do Pão de Açúcar. Aliás, acho que todas as trilhas desse post tem a vista maravilhosa!

Antigamente, vc subia o Morro de Urca pela trilha e podia pegar o bondinho pro Pão de Açúcar ou pra Praia Vermelha gratuitamente, hoje em dia você tem que pagar, mas um valor menor que quando você sai direto da Praia Vermelha.

A entrada da trilha é pela Pista Claudio Coutinho, outra linda caminhada que vale a pena!

Localização: Urca
Como chegar: você pode ir de carro, taxi ou ônibus
Nível de Dificuldade: leve
Tempo: 40 a 50 minutos de subida, dependendo do ritmo.
Altitude: 900 metros
Horário: 8:00 às 18:00

Morro da Urca - Rio de Janeiro
Morro da Urca - Rio de Janeiro

Trilha do Costão de Itacoatiara

Essa trilha é um pouco diferente porque ela não é exatamente uma trilha, é mais o que eles chamam de "escalaminhada" (pus entre aspas porque não descobri se essa palavra realmente existe). Nessa meu medo de altura ficou bem óbvio... cheguei numa parte que eu fiquei igual a uma lagartixa presa na pedra porque eu resolvi olhar pra baixo... conselho: não façam isso!

Tirando isso, a trilha super vale a pena. A vista é linda demais! E você ainda tem um plus de tomar um banho de mar depois da trilha, o que totalmente compensa!

Essa trilha eu achei um pouco mais puxada porque apesar de ser mais baixa em termos de altitude, tem uns lugares bem íngremes que vão por a malhação em dia!

Localização: Rua das Papoulas, 222, Niterói – RJ (pode procurar pela praia que tem o mesmo nome que também dá certo)
Como chegar: Itacoatiara fica no município de Niterói e você pode ir de carro pela ponte ou pegar a balsa e depois um ônibus para a Região Oceânica.
Nível de Dificuldade: moderada
Tempo: 30 a 40 de subida, dependendo do ritmo.
Altitude: 217 metros
Horário: 8:00 às 17:00

Costão de Itacoatiara
Costão de Itacoatiara

Trilha do Morro Dois Irmãos

Cartão postal do Rio de Janeiro, o Morro Dois Irmãos é famoso principalmente pela vista da praia de Ipanema e Leblon. 

A trilha não é das mais longas (tem pouco mais de 1,5km de extensão), mas pode preparar umas 2 horas para subir por causa da inclinação. Além disso, por não ser muito bem sinalizada, pode ser legal contratar um guia se você estiver indo pela primeira vez. Eu nunca fui com guia, mas fui com pessoas que já tinham ido e já conheciam o caminho.

Além da trilha do Morro Dois Irmãos, o Parque Penhasco Dois Irmãos tem também uma vista linda orla. Para saber mais sobre esse mirante, Panorama de Viagem tem o post Parque Penhasco Dois Irmãos: melhor vista da orla de Ipanema e Leblon.

Localização: campo de futebol da Vila Olímpica do Vidigal
Como chegar: a melhor opção é pegar um moto-taxi na entrada do Vidigal.
Nível de Dificuldade: moderada
Tempo: 2 horas
Altitude: 533 metros
Horário: 8:00

Morro Dois Irmãos - Rio de Janeiro
Morro Dois Irmãos - Rio de Janeiro

Trilha do Corcovado

Eu fiz essa trilha há muitos e muitos anos... Arrisco dizer que tem quase 20 anos que eu subi o Corcovado pela última vez... mas é outro lugar que é o cartão postal do Rio de Janeiro e é imperdível. Claro que tem o trenzinho do Corcovado que é uma experiência única e que você com certeza deve fazer também se você puder, mas essa é uma opção gratuita e que haja fôlego!

No alto do Corcovado, você terá uma vista panorâmica da cidade que inclui Lagoa, Pão de Açúcar, Ipanema, Leblon, Copacabana, Morro da Urca, Flamengo e a Baía de Guanabara além do Cristo Redentor. 

A trilha fica dentro do Parque Lage, no Jardim Botânico. Outro lugar que merece uma visitinha, principalmente para tomar um café da manhã!

Localização: Parque Lage, no Jardim Botânico
Como chegar: carro (tem estacionamento no local) ou ônibus. 
Nível de Dificuldade: moderada
Tempo: 2 horas e meia
Altitude: 704 metros
Horário: 8:00 às 17:00

Corcovado - Rio de Janeiro
Corcovado - Rio de Janeiro

Trilha da Pedra da Gávea

Deixei a Pedra da Gávea pro final de propósito porque além de ser a mais bonita é também a mais difícil. 

Uma sugestão é que você vá bem cedo para evitar o sol... além do calor, a pedra fica quente e é mais difícil. 

São 2 maneiras de chegar no topo da Pedra da Gávea: a tradicional passando pela Carrasqueira ou pela trilha Pico dos 4, onde você passa pelo mirante Garganta do Céu. Essa segunda eu nunca fiz e apesar de ser mais curta é bem íngrime. É importante você ir com um guia porque a mata é bem fechada além de precisar de equipamento de escalada. 

Vamos falar então do caminho tradicional: a primeira parte é uma "estrada" mais tranquila, depois começa um caminho com raízes e pedras, mas nada difícil ainda. Tem alguns trechos de "escalaminhada" mas relativamente ok, principalmente se você comparar com o último, a Carrasqueira. Pelo nome, já dá pra imaginar o que te espera, né?

A Carrasqueira é um paredão com várias pedras. Quando você vai com um guia, muitas vezes o guia sobe e joga uma corda para ajudar a subir, mas acho que a grande maioria vai na raça. É mais difícil, mas nada impossível. As pedras formam fendas... é só procurar essas fendas que já tem praticamente o caminho traçado. Confesso que não sei o que é pior: a subida ou a descida!

Localização: Final da Rua Sorimã, na Barra. 
Como chegar:  Carro (há estacionamento) , ônibus ou metrô
Nível de Dificuldade: difícil
Tempo: 3 a 4 horas só a subida
Altitude: 842 metros
Horário: 8:00 às 17:00 (no verão, até as 18:00)

Pedra da Gávea - Rio de Janeiro
Pedra da Gávea - Rio de Janeiro
Tá passeando no Rio de Janeiro? Que tal curtir esses 16 programas Gratuitos e imperdíveis que eu separei pra você?

Espero muito que tenham gostado! Me acompanhe no instagram @lauralamasblog e siga minha página no facebook Maquiadora Viajante!

Um comentário