1 dia em Zermatt - Suíça (a cidade onde fica a montanha do Toblerone - Matterhorn)

Zermatt - Suíça
Post atualizado em 2018
Hey People,

Nossa próxima parada foi a cidade de Zermatt, também na Suíça. Essa cidade é famosa pela montanha chamada Matterhorn que é o logo dos chocolates Toblerone. Foi uma das cidades que eu mais gostei (#vaigordinha!)! Let´s get started!

E para ver o resumão maroto da viagem, com todas as cidades visitadas e seus respectivos links, é só clicar aqui

Checklist de Zermatt

• Moeda: Franco Suíço (CHF)
  • Idioma: alemão
  • Fuso Horário: UTC+1:00

Como chegar em Zermatt?

Trem para Zermatt

Chegar em Zermatt saindo de Lugano não foi nem um pouco prático e quando eu planejei a viagem, eu não tinha ideia disso. Foi um perrengue e tanto para ser mais honesta. Respirem fundo e lá vamos nós.....

Pegamos no site da SBB os horários e as conexões e chegamos a conclusão que a melhor era essa que vou contar agora para vocês.... Agora pensem.... se a melhor foi essa, não queiram se quer imaginar a pior.....

Nosso primeiro trem era com destino à Göschenen. Ele partiu pontualmente às 7:37 da plataforma e chegou pontualmente às 9:10 em Göschenen. Nessa mesma plataforma que chegamos, pouquíssimo tempo depois (às 9:14) saía nosso próximo trem, esse com destino à Visp. Se vocês olharem no mapa, é desesperador! Subiiiiiiiiiimos (ao norte) para depois descer (ao sul) para depois ir pro lado, mas enfim.... era o que tinha para aquele dia!!! Fora que as plataformas estavam desertas e tava um frio antissocial absurdo.

Pegamos o trem em Göschenen às 9:14 e chegamos em Visp às 11:50. Acho que esse foi o pior de todos, porque realmente tinha NINGUÉM para dar informação e estava realmente muito frio! Acho que o Deus dos chocolates Suíços guiou a gente até a plataforma certa e às 12:08 pegamos o último trem que nos levaria finalmente à Zermatt!!!! Uhuuuuuuuuuuuuu!!!! (Lembrando que saímos de Lugano às 6:10 da madrugada e já eram 12:10).

Chegamos em Zermatt às 13:13, quase 7 horas depois, mas mesmo na estação de trem eu já senti que valeu a pena, já fiquei apaixonada! Para começar, é proibida a entrada de carros. Só há circulação de carros elétricos, inclusive táxis!

Zermatt Bahn - Suíça

Hotel em Zermatt

Zermatt, apesar de ser uma cidade bem pequena, tem muuuuitos hotéis! Você pode acessar a lista com os melhores hotéis de Zermatt clicando no link.

O hotel era o Testa Grigia, uma portinha que a princípio, a gente não deu muita coisa,  mas o hotel era MARAVILHOSO! Nosso quarto tinha uma varandinha com vista pra montanha do Toblerone e tudo!!!! Uma delicinha!!!!

Fonte: todas as fotos do hotel foram tiradas do site do hotel

O que fazer em Zermatt

>Montanha de Gornergrat

É uma montanha rochosa com 3135m de altitude dos Alpes Penninos, com vista para o Glacier Gorner. Pode ser alcançado a partir de Zermatt pela Gornergrat rack railway (GGB), a mais alta estrada a céu-aberto da Europa. A montanha tem uma vista linda para a montanha de Matterhorn.

A estação para o Gornergrat fica em frente à estação de trem central de Zermatt. Compramos os tickets para o próximo trem que sairia 15:45. Os 2 tickets, meu e da minha mãe, saíram por €65 com o swisspass

Gornergrat Bahn - Zermatt
A cremalheira levou em torno de 40 minutos subindo e a paisagem é fascinante! Era a primeira vez que minha mãe tava vendo neve e eu tava tão empolgada quanto ela por isso, pq eu lembro da primeira vez que eu vi neve e foi sensacional!

Gornergrat train - Zermatt
Fonte: booking.com

Chegando lá em cima, um dos lugares mais lindos que eu já vi (2ª vez que eu falo isso).... tudo branquinho... e a Matterhorn linda no fundo, um pouco encoberta pelas nuvens!!!! Minha mãe ficou encantada também!

Estava bem mais frio do que esperávamos, mas mesmo assim ficamos um tempão andando lá em cima.

Chegamos em uma parte que tinha como se fosse um castelo, não sei bem dizer o que era, mas tinha um restaurante dentro e umas cadeiras do lado de fora.

Montanha de Gornergrat - Zermatt
Desse "castelo" tinha uma passagem que parecia meio escorregadia, então minha mãe não quis subir e eu subi sozinha. Tinham até umas cordas para gente segurar para ajudar na subida. O gelo estava meio derretido, então estava meio escorregadio mesmo. Subi com um pouco de dificuldade, mas a vista lá de cima era linda!

Desci pra resgatar minha mãe, que como ela mesma costuma dizer, estava embevecida olhando a vista e os alpes.

Entramos nesse "castelo" e fomos até a outra ponta e tiramos mais fotos. Da ponta da varanda, dava para ver a Matterhorn, porém ela estava meio encoberta pelas nuvens, mas ainda assim estava linda!

>Glacier Paradise

Possui a estação de teleférico mais alta da Europa com 3,883m de altitude!

O Glacier Paradise é literalmente um paradise e um mundo de aventuras. A partir daqui, montanhistas e caminhantes acompanhados de guias de montanha partiram para o Breithorn (4.164 m), uma escalada de 2,5 horas nas neves perenes (deve ser maravilhosa, mas oi?). O ar aqui é rarefeito, então pode ser que você tenha uma certa dificuldade de respirar normalmente! Este é também o ápice da área de esqui internacional, aberta 365 dias por ano, e a porta de entrada para a maior área de esqui de verão da Europa.

O Matterhorn de um ângulo novo

Aqui, logo pela fronteira italiana, os visitantes vêem um lado muito diferente do Matterhorn. Isso vem como uma surpresa: a visão é muito diferente da do Gornergrat ou do Rothorn, é como se o Matterhorn tivesse adquirido um novo visual. Na verdade, esse ponto de vista oferece a melhor visão da face sul da montanha.

Fomos muito cedo, então pegamos uma fila bem grande de pessoas subindo para esquiar. Pagamos CHF116 para nós duas com o swisspass com o Glacier Palace (palácio de gelo) incluído. Quando fomos, a gôndola estava em reparo, então a única maneira de subirmos era de bondinho.

Glacier Paradise - Zermatt
Pegamos o bondinho super cheio, e o dia estava lindíssimo! Minha mãe até arrumou confusão com uma canadense, com razão, pq ela apoiou a mochila dela no pé da minha mãe e minha mãe reclamou.... nunca vi minha mãe falar inglês tão fluente! Acredite se quiser, mas a outra menina que estava com ela ainda tomou as dores da menina que apoiou a mochila e se deu achou no direito de ficar put*! Eu hein.....

Chegando lá em cima, o povo já todo aparamentado para esquiar, já saímos na boca da pista.

Descemos um pouco na neve para andar, mas a neve estava bem fofa e eu e a minha mãe afundamos os pés até a altura dos joelhos. Minha mãe ficou desesperada e eu não conseguia ajudá-la de tanto que ria. Eu ria tanto, mas tanto que doía minha barriga, e minha mãe, coitada, dizia que não tinha graça nenhuma.... depois ela me confessou que se sentiu naquelas areias movediças.

Minha mãe entrou então no restaurante que tinha ali, tirou os tênis e as meias para secas e eu fui andar mais lá fora.

OBS.:Ah, o banheiro desse lugar é pago e não é barato: CHF2!!!!!

Glacier Palace (Palácio de Gelo)

Algum tempo depois, voltei para resgatar minha mãe, agora com os pés secos e fomos para o Glacier Palace (Castelo de Gelo).

Pegamos o elevador que tinha ao lado da saída para a pista de esqui e fomos. Agora sim estava MUITO FRIO. Primeiro andamos em um corredor enoooooorme, interminável!!!!!!

Nessa hora não aguentávamos mais de frio e resolvemos voltar, porque por incrível que pareça, aqui embaixo estava MUITO mais frio que lá em cima.
Subimos e voltamos para o restaurante. Ficamos mais um tempo lá em cima. Fui checar novamente se o elevador que subia ao topo estava aberto, mas permanecia fechado, sem previsão de abrir e como tínhamos que pegar o trem ainda para Montreux, resolvemos começar a descer.
Foi na volta que achamos uma varanda com uma vista sensacional para a montanha e finalmente eu consegui tirar a minha foto com o Toblerone!!!!

Vista Matterhorn do Glacier Paradise - Zermatt

>Nascer do Sol na Montanha Matterhon

Uma coisa que eu li na internet e que eu fiquei super empolgada para ver como seria, foi o nascer do sol batendo na montanha Matterhorn. Eu li que em determinadas épocas do ano, o que não foi o caso da minha, o pico fica vermelho.

Para a minha felicidade, a varadinha do meu quarto tinha uma vista esplêndida para a montanha e eu pude assistir ao nascer do sol sem precisar sair do quarto do hotel.

Vi no app do celular a hora que o sol ia nascer, acordei 10min antes, me agasalhei toda e fui para a varanda esperar!

Nascer do Sol na Montanha Matterhon - Zermatt

>Passeio pela cidade

A cidade é uma gracinha, parece uma cidade cenográfica e não é permitido a entrada de veículos, somente elétricos devido à poluição. Vale super a pena dar uma volta na cidade!

Zermatt - Suíça

>Museu de Matterhorn

Como muitos já sabem, eu não sou a maior fã de museus, mas para quem gosta esse museu mostra todo o desenvolvimento da cidade de Zermatt.

Matterhorn Museum - Zermatt

>Loja de Chocolates Läderach

Óbvio que não poderia faltar um chocolatinho né? Essa, pra mim, foi a melhor loja de chocolates que encontramos na VIDA! O chocolate vem em uns retângulos e são vendidos a peso. Não é muito barato, mas vale cada centavo!!!!!

Läderach - Suíça
Bom, people, super recomendo que tirem 1 dia da viagem para visitar Zermatt! Espero muito que tenham gostado e que tenha ajudado a montar o roteiro de vocês! See ya in Montreux!