3 dias em Viena - Áustria

>>Introdução à Viena

Hey people,

Dando continuidade à nossa viagem, nossa próxima parada foi em Viena, a cidade que minha mãe mais ansiava conhecer!!! E Viena nunca decepciona né? Apesar de que, no final ela me confessou que gostou mais de Berlin e eu super entendo ela!!! <3

Tivemos também um pequeno problema que pegamos muita chuva, mas ainda assim Viena é Viena!

E para ver o resumão maroto da viagem, com todas as cidades visitadas e seus respectivos links, é só clicar aqui

>>Checklist de Viena

• Moeda: Euro (€)
  • Idioma: Alemão
  • Fuso: UTC + 1:00

>>Como cheguei em Viena? Onde fiquei?

>Terrestre

Como eu disse no post anterior de Berlin (para lê-lo clique aqui) nós chegamos de avião em Berlin e todos os outros trajetos fizemos de trem (além das viagens serem lindas, são muito mais baratas e menos trabalhosas que avião).

Essa chegada à Viena foi bem conturbada... como eu conto no final do post de Munique, quando chegamos na estação de trem de Munique descobrimos não só que nosso trem não era direto, como tínhamos uma escala de 3 horas em Salzburgo (detalhe: de madrugada!!!). Não sabia disso quando comprei o trem.

O nosso trem de Munique chegou em Salzburgo 00:23 e nosso trem para Viena sairia 3:23... pensa no drama!!! Um frio absurdo e nada, absolutamente nada aberto!

Tinha uma waiting room na estação de trem, mas estava lotada e uma catinga que cruzes! Optamos então por ficar em um "aquário" na plataforma. Ainda bem que minha mãe tinha levado o resto da pizza do jantar!! Ficamos um tempão esperando... até que encostou um trem na nossa plataforma, porém não tinha indicação nenhuma de que aquele seria nosso trem (eram 2:00 ainda).

Tentamos e tentamos descobrir mas nada! E nosso medo era acabar dormindo no trem e aquele não ser o nosso... pense....

Umas 3:00 da manhã descobrimos QUE SIM, AQUELE ERA NOSSO TREM! Podíamos ter ficado lá dentro no quente desde 2:00, mas não, ficamos no "aquário" virando picolé!!!

Esse trem tinham várias cabines de 6 lugares, 3 e 3 de frente um para o outro. Deitamos então cada uma de um lado e rezamos para não entrar mais ninguém, porém a viagem foi bem curta!!! Chegamos em Viena às 6:18.

>Hotel em Viena

Para acessar uma lista completa dos hotéis em Viena, clique aqui!
Chegamos em Viena às 6:18 da madruga e fomos para o hotel, que era bem pertinho da estação central Hauptbahnhof. Pegamos a Sonnwendgasse strasse e andamos uns 2 pequenos quarteirões e tcharã!!! Lá estava nosso hotel. Ficamos hospedadas no Hotel Zeitgeist Vienna, que a primeira vista já era muito bom, e depois só foi ficando melhor!

Quando chegamos na recepção, só poderíamos fazer o check in às 14:00, mas a funcionária nos deu a opção de pagar mais €20/noite (€40 no total) para entrarmos mais cedo no quarto, e nós, podres de cansadas, aceitamos!

O quarto era muito muito bom!! Tirei um cochilo até umas 10:00 enquanto minha mãe foi arrumar coisas (minha mãe está sempre arrumando coisas).

Fonte das fotos: Booking.com

>>O que fazer em Viena - Áustria

>Karlskirche

Catedral de Habsburgo do século XVII que tem uma plataforma de 32,5m e afrescos ornamentados.

Karlskirche
Karlskirche em 2011

>Schloss Schönbrunn

O Palácio de Schönbrunn, uma das principais atracções turísticas de Viena, está localizado no 13º distrito de Hietzing desde 1892. O nome dele remonta a um ditado atribuído a um imperador Matthias. Ele disse ter "descoberto" e proclamado um poço artesiano aqui em 1619 na caçada: "Que linda fonte".

Construído como residência para a Imperatriz Eleonora Gonzaga entre 1638 e 1643, o complexo foi gravemente danificado no segundo cerco do otomano vienense em 1683. Em 1687, Leopold I encomendou um novo edifício representativo desenhado por Johann Bernhard Fischer von Erlach para seu sucessor, Joseph I., para o castelo, que estava localizado longe dos portões da cidade.

Não foi até 1743 sob a Imperatriz Maria Teresa por Nicolás de Pacassi e Johann Ferdinand Hetzendorf von Hohenberg, o castelo e o parque em sua forma atual foram reconstruídos e expandidos. O palácio barroco foi a residência de verão da família imperial austríaca desde meados do século XVIII até o final da Primeira Guerra Mundial. O castelo foi habitado durante este período quase por um tribunal composto por várias centenas de pessoas e tornou-se um centro cultural e político do Império Habsburgo.

Schönbrunn é o maior castelo e um dos tesouros culturais mais importantes e mais visitados da Áustria. O castelo e o parque de 160 hectares fazem parte do Património Mundial da UNESCO desde 1996. Uma atração principal no parque é o mais antigo zoológico existente do mundo, o Tiergarten Schönbrunn (16 ha).

Pegamos o metrô e saltamos na estação Schönbrunn (U4 - linha verde). Andamos um pedacinho até a entrada do palácio. A primeira vez que eu fui, não entrei no palácio, mas minha mãe queria entrar, então entrei, mas só o jardim já vale muito a pena. É encantador, lindo, maravilhoso!
Vou postar primeiro as fotos de 2011, que foram tiradas no verão:

Schloss Schönbrunn em 2011

Agora vou postar as de 2015, que foram tiradas no outono... Reparem a diferença das roupas! rs

Schloss Schönbrunn em 2015

Schloss Schönbrunn

A fila para comprar o ticket para entrar no palácio, estava bem grande, mas andou bem rápido. Tem alguns tipos de visita, todos eles bem explicados nos painéis ao longo da fila. Pegamos o Imperial Tour, o menor de todos, que levava à 22 cômodos e tinha uma duração média de 45min.

A entrada era às 11h30. Ficamos andando mais nos jardins e tirando fotos.
Quando deu umas 11:20, fomos nos encaminhando para a entrada do tour. Pegamos nosso audioguide (dessa vez não tinha em português, então peguei em inglês e minha mãe em espanhol).

Para minha surpresa, o tour foi bem legal e o palácio é lindo por dentro, mas para mim, o 45min foi mais do que o suficiente. Rsrs (não sou muito fã dessas coisas).

>Staatsoper

Finalmente, hoje sem chuva, fomos andar pelo centro - e como andamos!!! Fomos na Staatsoper, que é encantadora! Deve ser um sonho assistir a uma ópera lá!

Staatsoper
Staatsoper em 2011

>Palácio Imperial de Hofburg

Tem as suas origens num castelo-fortaleza medieval, datado do século XIII, sendo continuamente ampliado até o início do século XX. O Hofburg fica voltado para a Heldenplatz, mandada executar durante o reinado do imperador Francisco José, como parte do nunca concluído Kaiserforum.

Foi a residência oficial e centro do poder dos Habsburgo, soberanos do Ducado da Áustria entre 1278 e 1918, que o usaram como sua principal residência de Inverno, enquanto o Schloss Schönbrunn era o seu palácio preferido para o Verão. Entre as personalidades históricas que nasceram no Hofburg destaca-se Maria Antonieta, em 1755.

Com mais de 2 600 salas e ocupando uma área de 20 hectares, a sua grandiosidade arquitectónica e os seus grandes jardins dominam a paisagem da região central de Viena.

Actualmente, o vasto complexo abriga a Biblioteca Nacional Austríaca, a Escola Espanhola de Equitação, os gabinetes do presidente da Áustria e museus, dentre os quais se destacam as alas preservadas dos antigos aposentos imperiais, as salas usadas durante o Congresso de Viena e a colecção de tesouros sacros e obras de arte acumuladas pelos Habsburgo durante os quase sete séculos de reinado.

Na Burgkapelle, antiga capela privativa da corte, construída no século XIII, apresentam-se todos os domingos os famosos Pequenos Cantores de Viena.
Palácio Imperial de Hofburg - Viena

>Museumquartier

Um complexo de museus!

>Rathaus

Antigo palácio em Viena e que hoje serve como sede da prefeitura e do conselho municipal da cidade. Abriga também o governo e a Assembleia do Estado de Viena, estado com sistema federal da Áustria.

A prefeitura fica numa praça que tem várias barraquinhas vendendo artesanatos, comidas e bebidas. No dia que nós fomos, estava tendo uma "festa", onde as pessoas pegavam fones de ouvido e tinha um DJ tocando música que só dava para ouvir quem estava com o fone. Estava uma cena hilária.... um monte de gente de fone, dançando, sem música nenhuma! Sensacional!

>Votivkirche

Continuando pela Rathaustrasse, chegamos na Votivkirche, uma igreja no estilo gótico linda! Minha mãe ficou encantada (ela nem gosta de igrejas, né?!)

Votivkirche

Schloss Belvedere
O Schloss Belvedere é um palácio barroco construído pelo príncipe Eugênio de Saboia no 3º distrito de Viena, a sudeste do centro da cidade. O complexo é dividido em duas partes: Belvedere Inferior e Belvedere Superior.

O Belvedere Inferior foi inaugurado em 1716 e construído pelo arquiteto Johann Lukas von Hildebrant com assistência do escultor Giovanni Stanetti.

De 1720 a 1723, foi construído o Belvedere Superior, novamente por Johann Lukas von Hildebrant.
Como no Belvedere Inferior, há um Marmorsaal (Salão de Mármore), que foi o local da assinatura do Tratado do Estado da Áustria, que formou a Áustria Moderna, em 15 de maio de 1955.

O complexo foi vendido a Maria Teresa da Áustria pelos herdeiros do príncipe. Maria Teresa deu nome ao lugar de Belvedere que em italiano significa Bela Vista. Na casa dos Habsburgo, o palácio foi ampliado. Desde 1775, o Belvedere tem abrigado a galeria real em nome de José II da Germânia e, em 1806, a coleção do Schloss Ambras foi colocada no Belvedere Inferior. Ambas as coleções foram transportadas para o Museu de História da Arte.

Desde a Primeira Guerra Mundial, o Belvedere também é um museu (Österreichische Galerie Belvedere). O edifício sofreu danos durante a Segunda Guerra Mundial, mas foi reconstruído.

Nesse museu nós entramos pois nosso trem era só à noite e tínhamos bastante tempo livre. A entrada foi €12. Eu não tenho muita paciência com museus, mas minha mãe gostou bastante!

Os jardins são lindos! Ficamos um tempão caminhando por eles!

Schloss Belvedere
Schloss Belvedere em 2011

A Catedral de Santo Estêvão (mais conhecida pelo seu título alemão: Stephansdom) é a igreja-mãe da Arquidiocese Católica Romana de Viena e a sede do Arcebispo de Viena, Christoph Cardinal Schönborn, OP. A atual forma românica e gótica da catedral, vista hoje na Stephansplatz, foi em grande parte iniciada pelo duque Rudolf IV (1339-1365) e fica nas ruínas de duas igrejas anteriores, a primeira igreja paroquial consagrada em 1147. A mais importante Edifício religioso em Viena, a Catedral de Santo Estêvão testemunhou muitos eventos importantes em Habsburgo e na história austríaca e, com seu telhado multicolorido, se tornou um dos símbolos mais reconhecíveis da cidade.

Stephansdom - Viena
Stephansdom
É linda por fora e por dentro!

>Prater

Um parque muuuito grande que fica aberto 24 horas por dia. Parque de diversões mesmo, com roda-gigante e montanha-russa. Fui da outra vez que estive em Viena, dessa vez acabei não indo.

>>Finalizando

Bom people, essa foi nossa passagem por Viena. Espero muito que tenham gostado!

Me acompanhe no instagram @maquiadoraviajante e siga minha página no facebook Maquiadora Viajante por Laura Lamas!