1 dia em Berna - o que fazer na capital da Suíça

Berna - Suíça
Berna - Suíça
Post atualizado em 2018
Hey People!

Nossa próxima parada foi em Berna, a capital da Suíça. Berna está inscrita no Patrimônio Cultural Mundial da UNESCO, graças ao patrimônio medieval de sua Cidade Antiga, que conseguiu atravessar os séculos. Além da cidade antiga, Berna tem muuuuuuitas outras atrações imperdíveis!! 

Bora começar?
E para ver o resumão maroto da viagem, com todas as cidades visitadas e seus respectivos links, é só clicar aqui

Checklist de Berna

  • Moeda: Franco Suíço (CHF)
  • Idioma: Alemão
  • Fuso Horário: UTC+1:00

Como chegar em Berna?

Fomos para a estação de trem Interlaken West e pegamos o trem direto para Bern às 13:05. Chegamos às 13:52. Não precisamos comprar ticket por causa do Swisspass. No site da SBB você tem acesso a todos os horários de trem. Swisspass é fenomenal gente, acreditem!

Hotel em Berna

Saímos da estação e pegamos o  tram número 9, sentido Bern Wankdorf, Bahnhof. Saltamos na Guisanplatz Expo, 8 paradas depois. O Novotel Bern Expo ficava em frente ao ponto do tram. 


Quer ter acesso aos melhores hotéis de Berna? Só clicar aqui!

O hotel era ótimo, essa rede de hotéis é bem conhecida. Não tinha café da manhã incluído (=/).

Novotel Bern Expo - Suíça
Novotel Bern Expo - Suíça

Novotel Bern Expo - Suíça
Novotel Bern Expo - Suíça

Novotel Bern Expo - Suíça
Novotel Bern Expo - Suíça

Novotel Bern Expo - Suíça
Novotel Bern Expo - Suíça

Novotel Bern Expo - Suíça
Novotel Bern Expo - Suíça

Novotel Bern Expo - Suíça
Novotel Bern Expo - Suíça
Fonte: todas as fotos do hotel foram tiradas do site do próprio hotel.

Para mais informações sobre hotéis em Berna, o blog Ligado em Viagens tem dicas bem legais!

O que fazer em Berna?

Berna tem muita, mas muita coisa para ver e obviamente, mais um erro de planejamento, só deixamos 1 dia para essa cidade. Sendo assim, vou por aqui o que eu consegui ir e amei. 

Cidade Antiga ou Old Town

É o centro histórico da cidade de Berna e como eu falei no início, Patrimônio da Humanidade da UNESCO. Para vocês terem uma ideia, ela foi fundada em 1191 (penseeee!), em uma colina rodeada pelo Rio Aar e que oferece uma proteção pelos 3 lados, a muralha, a Torre do Relógio (Zytgloggeturm) e os fossos. Ela foi fundada pelo duque Berchtold da casa Zähringen.

Em 1218, a casa Zähringen foi extinta e a cidade passou a ser "livre", foi quando o imperador Enrique IV passou a ter os privilégios (nem tããoo livre assim né?).

Em 1405 houve um grave incêndio e a cidade foi reconstruída! (ufa!!)

Vou listar os principais pontos da Cidade Antiga aqui embaixo:

  • Zytglogge ou Torre do Relógio

É o símbolo de Berna! Trata-se de uma torre medieval, construída no início do século XIII, para ser usada como torre de guarda, prisão, relógio, memorial cívico e por ai vai. Fica no Centro Histório de Berna.

Zytglogge - Berna
Zytglogge - Berna

  • Catedral de Berna ou Berner Münster

Localizada também na Cidade Antiga (ou velha), é uma catedral reformada Suíça. Tem estilo gótico e sua construção começou em 1421. É a catedral mais antiga da Suíça!

Ela tem uma torre que tem 100,6m de altitude, mas que só foi construída em 1893. 

É possível subir na torre à pé. Quando fomos era gratuito e vale muito a pena! A vista para a cidade é linda!

Não são só os russos que adoram casas-museu, os suíços também e o Einsteinshaus é uma delas. É o apartamento onde Einstein morou com esposa e filho de 1903 a 1905. No museu, dá para ter uma boa ideia das condições de vida dele e da sua família. A biografia e seus trabalhos de vida estão no terceiro andar. 

Há também uma pequena exposição permanente no Museu de Berna. 

Einsteinhaus Berna
Einsteinhaus - Berna

  • Palácio Federal da Suíça ou Bundeshaus

É um lindo prédio localizado na Cidade Antiga e onde fica a sede do governo Suíço.

Palácio Federal da Suíça ou Bundeshaus
Palácio Federal da Suíça ou Bundeshaus
Além dos lugares que eu pus aqui em cima, as ruas e fontes espalhadas pela cidade são lindas também! E tem ainda o Museu de Belas Artes que também super vale a pena uma visita. Não fui porque realmente não tinha tempo! 

Parque dos Ursos ou Bären Park

Berna é a cidade dos ursos! Diz a lenda que quando estavam construindo a cidade há muito tempo (nem nome tinha ainda), lançaram um desafio em que o primeiro animal que caçassem lá batizaria a cidade. Nessa época, Berna era uma enorme floresta, cheia de ursos. O Duque de Zähringen foi o primeiro a caçar um animal - o urso - portanto é considerado o fundador da cidade. Urso em alemão é Bär e daí o nome da cidade! O urso virou então símbolo da cidade, está na bandeira e no brasão!

Os ursos ficam nessa parte de gramado. É possível descermos (de elevador inclusive) e andarmos nassa parte branca lá embaixo. É possível também descermos ficarmos nessa "arquibancada" na beira do lago. Claro que eu e a minha mãe sentamos lá e ficamos "jiboiando" um tempão.... até porque já estávamos bem cansadas da viagem....

Parque dos Ursos Berna
Parque dos Ursos Berna
Cansadas de "jiboiar" (óbvio que não, but trip must go on....) e com fome, resolvemos almoçar no restaurante que tem na parte superior do parque. Estava bem cheio, mas também era bem grande. Sentamos rapidamente. Pedimos batata röesti e mais alguma coisa que eu não me lembro, tudo para dividir. A conta deu em torno de CHF60 para nós 2. 

Rio Aar ou Aare (em alemão)

O Rio Aar nasce nos alpes, mais precisamente aos pés do Grimsel e cruza as cidades de Interlaken, Tune até Berna.

Rio Aar - Berna
Rio Aar - Berna

The Rose Garden

Um dos parques mais lindos de Berna com uma vista maravilhosa para a Cidade Antiga e o Rio Aar. 

the rose garden - Berna
the rose garden - Berna

Gurten Park

Um dos lugares mais lindos que eu já vi e me arrisco dizer que o que eu mais gostei em Berna! É um parque a quase 900m acima do nível do mar, enorme!!! A vista para a cidade e para os alpes é maravilhosa!!!! 

Para chegar lá, pegamos o pegamos o tram 9 e saltamos em Wabern, Gurtenbahn. Caminhamos mais uns 5 minutos e chegamos na entrada da cremalheira que nos leva até o Gurten Kulm

Gurten Kulm - Berna
Gurten Kulm - Berna
Pagamos CHF11 para 2 pessoas com o Swisspass. Pegamos a cremalheira e subimos. Nessa cremalheira, tem uma área especial para bicicletas, pois lá em cima tem uma trilha para descer. 

Quando chegamos lá em cima, minha mãe ficou simplesmente encantada.... acho que nunca vou esquecer a cara que ela fez!! E é realmente lindo! 

Gurten Kulm - Berna
Gurten Kulm - Berna

Gurten Kulm - Berna
Gurten Kulm - Berna
Minha mãe disse que foi o lugar que ela mais gostou da viagem inteira (lembrando que a viagem não tinha acabado ainda.... rsrs). 

Zentrum Paul Klee

O Zentrum Paul Klee é um museu projetado pelo arquiteto italiano Renzo Piano e dedicado ao artista Paul Klee. Não entramos no museu, mas só a entrada já compensa! É linda!

Zentrum Paul Klee - Berna
Zentrum Paul Klee - Berna

Bom, pessoal, infelizmente eu só tinha um dia e essas foram as atrações que conseguimos ver! Espero muito que tenham gostado e continue com a gente na nossa próxima parada: Luzern!


Um comentário